O assunto da semana é um só: o uso de talco no lugar de desodorante que Cauã Reymond afirma praticar há anos. A polêmica foi gerada após uma notícia veiculada pelo colunista Léo Dias. Segundo o jornalista, Bella Campos teria questionado o ator sobre sua higiene no meio das gravações de “Vale Tudo”.
A companheira de cena teria dito ao ator que ele estava fedendo. O galã, por sua vez, respondeu: ‘Isso é cheiro de masculinidade’ e a declaração repercutiu nas redes sociais.
Tanto que internautas resgataram a informação de que Cauã, em 2012, declarou que tinha uma “transpiração diferente” e que, por conta disso, usava talco no lugar de desodorante meio que por uma tradição familiar.
A médica integrativa Dra. Janifer Trizi, especialista em regulação hormonal alerta: “Suor excessivo ou mau odor pode ser sinal de descompensação de hormônios e isso pode acontecer em qualquer idade”, explica a especialista, lembrando que o moço está no auge dos 44 anos.
É claro que é preciso investigar a fundo a causa da “forma diferente de transpiração a que ele se refere”. “Independente de idade ou gênero, o suor pode ser causado por diversos fatores, incluindo a atividade física, o calor, o estresse emocional, a ansiedade, ou até mesmo questões hormonais, como o aumento dos níveis de testosterona. Além disso, algumas condições médicas, como hiperidrose são relevantes e devem ser investigadas para posterior tratamento”.
Ansiedade e estresse podem gerar sudorese
Vivendo um momento conturbado na carreira, Cauã pode estar sofrendo com o estresse ou até de ansiedade. Para a médica esse cenário só piora o quadro. “Quando estamos nervosos, o corpo libera hormônios como a adrenalina, que estimulam as glândulas sudoríparas a produzirem mais suor. Essa produção, especialmente nas áreas das axilas, pode desencadear um odor desagradável, principalmente se houver bactérias na pele”.
O ator vem enfrentado problemas com Bella, sendo que os dois já foram flagrados em uma discussão no estacionamento da emissora em que trabalham. De acordo com a mídia, a atriz teria registrado uma queixa contra Cauã na direção da novela e ele teria reclamado do desempenho dela nas gravações.
O suor masculino com odor fétido, geralmente pode ser tratado com algumas medidas simples, com o uso de antitranspirantes específicos. Além disso, a doutora lembra que é importante usar roupas de tecidos que permitam a ventilação e reduzam a umidade.
“Em casos mais intensos, pode ser necessário procurar um médico, que pode indicar tratamentos com medicamentos ou procedimentos para controlar a produção de suor ou tratar infecções que possam estar contribuindo para o odor. Ainda, para controlar o nervosismo indico a prática de técnicas de relaxamento, respiração ou atividades que ajudam a acalmar a mente e, automaticamente, evitam a ansiedade e sudorese excessiva”, finaliza a médica.