Se você já estava sonhando com o calorzinho para curtir o feriado prolongado, é bom rever os planos. Uma frente fria começa a se formar no Sul do país nesta sexta-feira (18) e deve mudar o tempo em diversas regiões. O sistema carrega umidade e vem acompanhado de um ar mais frio, o que deve deixar os próximos dias com cara de outono.
Além de trazer instabilidade, essa massa polar também promete baixar as temperaturas, principalmente na Região Sul, onde há chance de geada entre domingo (20) e segunda-feira (21), feriado de Tiradentes.
Chuva no feriado atrapalha os planos no Sul e Sudeste
A expectativa de sol durante o feriadão de Páscoa pode não se concretizar em várias cidades. A chuva no feriado começa já na sexta-feira no Sul e avança rapidamente. No sábado (19), Santa Catarina e Paraná devem registrar pancadas mais intensas, enquanto o Rio Grande do Sul pode ter sol com muitas nuvens e termômetros em queda.
No Sudeste, o cenário também é de instabilidade. A frente fria atinge todos os estados da região, provocando chuvas fortes no sábado. Já no domingo, o sistema segue para o norte de Minas e Espírito Santo. O tempo só melhora em parte de São Paulo, sul de Minas e Triângulo Mineiro.
Regiões Norte e Nordeste terão pancadas durante a Páscoa
Mesmo quem mora no Norte ou Nordeste deve se preparar para as chuvas. A Zona de Convergência Intertropical segue ativa e deve manter o tempo fechado em boa parte do Norte, especialmente no domingo e na segunda-feira. Acre, Tocantins e Amazonas até terão períodos de sol, mas as pancadas devem voltar no fim de semana.
No Nordeste, o litoral da Bahia entra na rota da frente fria, que pode provocar chuva no feriado com intensidade moderada a forte. Já os estados de Sergipe, Alagoas e interior do Piauí tendem a ter mais sol, mesmo com possibilidade de chuvas isoladas em alguns pontos.
Centro-Oeste tem tempo misto, mas também sente os efeitos da frente fria
Apesar de parecer mais promissora, a previsão para o Centro-Oeste também inclui pancadas de chuva, especialmente à tarde e à noite. Mato Grosso do Sul será o mais impactado, com risco de chuvas fortes entre sexta e sábado. A chegada do ar polar promete refrescar o tempo por lá.
No domingo, o friozinho pode ser sentido também no sul de Goiás e Mato Grosso. Mesmo assim, o feriado de Tiradentes deve contar com bons períodos de sol na maior parte da região, principalmente no Mato Grosso do Sul.
O que esperar da previsão para o restante do feriado
Ao longo da segunda-feira (21), a frente fria continua influenciando o clima, especialmente no litoral do Sudeste e da Bahia. As pancadas persistem nessas áreas, embora não haja previsão de temporais intensos. Em outras regiões, o tempo começa a firmar, dando lugar ao sol e ao ar mais ameno, típico do outono.
Seja qual for o destino, vale a pena se preparar e acompanhar a previsão atualizada antes de sair de casa. Mesmo com o tempo instável, dá para curtir o feriado com conforto e segurança!
Leia também:
Vai viajar com pet no feriado? Confira essas dicas para não passar perrengue