Não é fácil ter uma pele como a de Carolina Dieckmann. Entre seus muitos cuidados com o rosto, a atriz, de 45 anos, revelou recentemente um de seus segredos de beleza para ter uma pele de boneca – e acredite se quiser: não é um creme exorbitantemente caro. O truque envolve passar gelo no rosto diariamente.
No vídeo publicado no Instagram, Carolina aparece de roupão aplicando o gelo em toda a região facial com a ajuda de um suporte para não causar queimaduras na mão. “Vai um gelinho aí…”, brincou na legenda.
A intérprete de Leila, em ‘Vale Tudo’, não é a primeira a testar a técnica, que consiste na aplicação de alguma substância gelada diretamente no rosto. Essa prática é popular por seus efeitos refrescantes e tonificantes e, nas redes sociais, já é tendência entre as adeptas às rotinas extensas de skincare.
Rafa Kalimann e Jade Picon já provaram que são grandes fãs do skin icing, nome dado ao método de passar gelo no rosto no TikTok. E por que se juntar a elas? Os benefícios falam por si só:
- Redução do inchaço e das olheiras;
- Fechamento dos poros;
- Aumento da circulação sanguínea;
- Alívio de inflamações;
- Estímulo à absorção de produtos.
Para aplicar gelo no rosto, é muito fácil. É possível utilizar cubos de gelo comuns colocados em bolsas, rolos de gelo, rolo de pedra jade, água thermal ou até soro fisiológico refrigerado. Porém, é preciso ter cuidado: se feito de maneira incorreta, há alguns malefícios.
A principal é a exposição prolongada ou direta ao gelo, que pode causar queimaduras por frio, danificar a pele e até mesmo levar à formação de bolhas. Outras contraindicações incluem:
- Não aplique o gelo diretamente na pele: envolva o gelo em um pano limpo ou utilize ferramentas específicas, como rolos de gelo ou globos de vidro refrigerados, para proteger a pele do contato direto;
- Limite o tempo de aplicação: aplique o gelo por não mais que 1 a 2 minutos em cada área e nunca mantenha o gelo parado em um só lugar;
- Aplique de 2 a 3 vezes por semana: se realizado em excesso, a pele pode acabar irritada, sobretudo as secas e sensíveis;.
- Observe a reação da pele: se a pele começar a ficar muito vermelha, sensível ou dormente, interrompa o uso imediatamente.
Ver esta publicação no Instagram
Fonte: Michele Kreuz, médica dermatologista e sócia titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
*Com informações de reportagem publicada em 08/2024
Leia também:
Pode usar vinagre de maçã no cabelo? Aqui está sua resposta