Mais uma tendência de beleza ganhou força no TikTok: máscaras faciais feitas com clara de ovo crua. Usuárias da rede afirmam que o truque ajuda a fechar poros, controlar a oleosidade e ainda promove um efeito “lifting” imediato na pele. Mas será que essa prática caseira é realmente segura?
Apesar da popularidade, especialistas alertam para os riscos. O uso de claras cruas no rosto pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Além da possibilidade de reações alérgicas, a aplicação direta desse ingrediente na pele representa um risco de infecções, como a contaminação por Salmonella, sobretudo em casos de lesões ou pequenos cortes.
Máscara com clara de ovo não tem comprovação científica
“Além de não haver comprovação científica que comprove benefícios, o uso de claras de ovo cruas na pele pode causar alergias no local de aplicação e, em alguns casos, até mesmo infecções bacterianas. Esses riscos são significativos, e a prática não é recomendada por profissionais da área”, afirma a dermatologista Priscilla Sarlos, da ONNE Clinic, no Rio de Janeiro.
Mesmo com relatos de efeito tensor imediato, não existem evidências científicas que sustentem a eficácia da clara de ovo para fechar poros ou melhorar a textura da pele. E mais: o risco de piorar quadros dermatológicos é real.
“Não há respaldo científico que comprove os benefícios dessa prática. Além da falta de evidências, os riscos envolvidos, como alergias e infecções, podem agravar a condição da pele, tornando a prática desaconselhável”, completa Priscilla.
Opções seguras
Para quem quer cuidar da pele de forma segura, a dermatologista sugere investir em ativos reconhecidos, como retinoides, vitamina C e ácido hialurônico, que têm eficácia comprovada para tratar poros dilatados, textura irregular e flacidez.
“Existem várias opções eficazes e seguras na dermatologia. Uma rotina de cuidados com a pele, incluindo o uso de produtos reconhecidos, como retinóides e seus derivados, pode reduzir a visibilidade dos poros, tanto em número quanto em profundidade. Além disso, diversas tecnologias, como o laser Chrome, são ótimas opções para quem busca uma pele mais uniforme em termos de cor e textura, com resultados visíveis e sem necessidade de tempo de recuperação”, diz.
Outro ponto importante é saber reconhecer os sinais de alerta. Ao aplicar qualquer ingrediente natural no rosto, fique atento a vermelhidão, coceira, sensação de calor ou dor.
“Sintomas como desconforto local, vermelhidão, coceira, sensação de calor ou dor podem indicar alergia ou sensibilidade ao produto aplicado, ou até mesmo uma infecção na área. Caso qualquer um desses sinais seja observado, o uso do produto deve ser imediatamente interrompido e um dermatologista deve ser consultado”, orienta a médica.
Tendências de beleza DIY (faça você mesma) viralizam com frequência nas redes sociais, mas isso não significa que sejam seguras ou eficazes para todos os tipos de pele. A recomendação, sempre, é buscar orientação profissional antes de colocar qualquer receita à prova.
“É sempre fundamental buscar orientação de um dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, antes de adotar qualquer tendência de beleza, principalmente as divulgadas em plataformas como o TikTok. O profissional poderá recomendar os produtos e procedimentos mais adequados para o seu tipo de pele e para as queixas específicas que você deseja tratar”, finaliza Priscilla.
Leia também:
Limão, mel, abacate… as receitas caseiras são boas para a pele?