Receber um animal em casa exige uma preparação, especialmente nos lares brasileiros, onde os bichinhos se fazem presentes com muita frequência. Isso porque cerca de 53% dos domicílios do Brasil contam com cães ou gatos, segundo a pesquisa do Radar Pet. Mas você sabe o que é necessário para garantir o conforto do pet? AnaMaria te conta como preparar a casa para receber cães e gatos, confira!
A população de pets no Brasil está entre as três maiores do mundo. Com mais de 149 milhões de animais de estimação, o país fica atrás apenas da China e Estados Unidos, de acordo com dados da consultoria alemã GFK, obtidos a partir de entrevistas com 27 mil pessoas em 22 países.
Além da alimentação e carinho, cabe aos tutores dos animais garantirem a segurança deles dentro de casa. Por isso, é importante estar atenta ao que pode ou não representar um risco para o animal.
Itens necessários para garantir o conforto do pet
Prestar atenção no que o animal precisa é o primeiro passo. Outro ponto é reconher que cães e gatos são diferentes, então necessitam de adaptações em casa específicas.
Para um gato, os itens essenciais incluem caixa de areia, fundamental para as necessidades fisiológicas do bichinho, e comedouro e bebedouro, preferencialmente de aço inoxidável ou cerâmica para evitar alergias, como orienta Beatriz França, adestradora com quase 10 anos de experiência.
A especialista, também conhecida por adestrar cães de celebridades como Anitta, Bruna Marquezine e Viviane Araujo, indica ainda, para quem for receber um gatinho em casa, a presença de arranhadores para manter as unhas afiadas e evitar que danifiquem móveis.
Uma cama para o gato descansar, brinquedos com o intuito de estimular a atividade física e mental, a caixa de transporte, que é necessária para visitas ao veterinário ou viagens, e itens de higiene como escova e cortador de unhas são outros itens indispensáveis.
Para um cachorro, especialmente filhotes, os itens que não podem faltar são: cercadinho, usado para delimitar o espaço seguro dentro de casa que o animal pode ficar; tapetinho higiênico, fundamental para treinar onde o pet vai fazer as necessidades, e comedouro e bebedouro.
Além disso, outros artigos fundamentais são a cama, coleira e guia — essenciais para os passeios — brinquedos, produtos de higiene como shampoo, escova e cortador de unhas, e caixa de transporte, garantindo assim a segurança e o conforto do pet.
Decorações para evitar
Com um pet em casa é importante estar atenta em artigos de decoração que merem cuidados e devem ser evitados por apresentarem riscos aos pets. Algumas plantas, por exemplo, podem ser tóxicas para os animais.
Muito conhecidas nacionalmente, a Espada-de-São-Jorge, Azaleias, Comigo-ninguém-pode, Lírios e Hortênsias são algumas das platas identificadas por Beatriz que podem causar danos ao bichinhos.
Quanto aos objetos, a especialista recomenda evitar deixar a exposição itens cortantes ou frágeis como facas, tesouras, vidros e cerâmicas. Produtos de limpeza também devem ser mantidos fora do alcance dos animais, assim com fios e cabos elétricos.
Ou seja, pequenos objetos e plantas devem ser evitados na decoração por serem fáceis para engolir e mastigar, o se tornam um risco para os pets.
Como criar cachorro em apartamento? Dicas para o bem-estar do pet e boa vizinhança
Bem-estar e conforto do pet em casa
Assim como você pode ter um cantinho favorito dentro de casa, o gato ou cachorro também merece seu espaço especial. Para Beatriz, o ambiente ideal deve ser ventilado, iluminado, espaçoso, seguro e confortável. A adestradora lista como escolher essa área da casa, veja a seguir:
- Ventilado: o ambiente deve contar com uma boa circulação de ar para evitar o acúmulo de odores e manter a temperatura agradável;
- Iluminado: o espaço precisa ter luz natural, mas também áreas de sombra onde os animais possam se refugiar do sol, especialmente em dias quentes;
- Espaçoso: o local escolhido deve permitir que os animais se movam livremente;
- Seguro: o ambiente precisa ser livre de objetos perigosos de fácil alcance e com áreas onde os animais possam descansar e se esconder;
- Confortável: o espeço precisa conter camas adequadas e áreas específicas para comer e beber.
Por isso, ao preparar a casa para receber um animal de estimação é necessário, escolher um local adequado onde o pet ficará a maior parte do tempo, como varanda coberta, área de lavanderia ou sala, garantindo segurança e conforto, como orienta a especialista.
Além disso, dependendo da casa, pode ser necessário instalar portões de segurança para limitar o acesso do animal a áreas perigosas, como a cozinha ou escadas. Outro ponto importante para o conforto do pet é a disponibilidade de tapetes higiênicos. De acordo com Beatriz, eles são essenciais para treinar os filhotes a fazerem as necessidades no local correto.
Importante destacar que receber um pet na família exige compromisso e dedicação. “Seguindo essas orientações, a adaptação do seu novo amigo será mais tranquila e segura, proporcionando um ambiente harmonioso tanto para os pets quanto para os moradores da casa”, afirma Beatriz.
Leia também:
Horta em apartamento? Confira ervas e temperos para cultivar na sombra
Cachorro e gato juntos: como criá-los de maneira segura? Saiba como introduzir os pets