A cantora Fafá de Belém, de 68 anos, cancelou sua participação em uma palestra sobre etarismo, que aconteceria no evento Abraçando Você, promovido por Patrícia Poeta, de 48 anos, nesta quinta-feira (27). Ela explicou que teria sofrido uma crise de burnout e, por isso, não poderia comparecer ao compromisso.
O anúncio foi feito através das redes sociais da artista. “Estou passando por isso agora e como a nossa relação por aqui sempre foi de transparência e verdade, decidi falar com vocês sobre”, afirmou em vídeo publicado no Instagram.
Na sequência, Fafá também tranquilizou os fãs: “Estou bem! Fiquem tranquilos! Decidi falar sobre o tema porque isso pode ajudar outras pessoas.”
Ela seguiu aconselhando os seguidores a prestarem atenção na própria saúde mental. “Por favor se cuidem, cuidem de sua saúde mental. Não pensem duas vezes a qualquer sinal de esgotamento e procurem ajuda médica. A todos que me abraçam e enchem de amor pelos palcos da vida, saibam que vocês sempre me curam”, concluiu.
Mas o que é burnout? A seguir, AnaMaria explica mais sobre a doença, como identificar e o que fazer para se prevenir:
O que é burnout?
Caracterizado pelo esgotamento físico e mental associado ao trabalho, o burnout tem como sintomas frequentes a insônia, alterações de humor, dores musculares, sentimentos de fracasso, dores de cabeça e até mesmo impactos no sistema cardiovascular.
A partir de janeiro deste ano, o burnout passou a ser oficialmente reconhecido como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11). Com isso, trabalhadores brasileiros diagnosticados com a condição terão essa informação registrada em atestados médicos, garantindo maior visibilidade e seriedade ao tema.
Especialistas explicam que o corpo do indivíduo reflete as consequências do ambiente em que está inserido, das relações interpessoais e do clima organizacional. Ou seja, relações tóxicas, como chefias abusivas e um ambiente hostil podem intensificar o esgotamento emocional, muitas vezes mais do que a própria carga de trabalho em si.
Quais são os sintomas do burnout?
O burnout pode se manifestar de forma sutil no início. Entre os primeiros sinais, estão:
- Sensação constante de exaustão, mesmo após períodos de descanso;
- Dificuldade em se concentrar e em realizar tarefas simples;
- Irritabilidade e aumento da sensibilidade emocional;
- Insônia ou sono não reparador;
- Dores de cabeça ou musculares recorrentes sem explicação médica clara;
- Perda de interesse ou prazer em atividades que antes eram motivadoras.
Como fazer a prevenção?
Fazer uma leitura do ambiente e das relações é essencial para entender os gatilhos que reforçam o estresse. Muitas vezes, a raiz do problema não está apenas na sobrecarga de tarefas, mas em como as relações no trabalho impactam emocionalmente o indivíduo.
A busca por apoio profissional também é essencial. A terapia pode ser um espaço para entender as causas desse estresse, desenvolver estratégias de enfrentamento e, principalmente, aprender a se reconectar com suas prioridades e necessidades pessoais.
Outras dicas incluem:
- Não permita que o trabalho invada constantemente seu tempo pessoal;
- Priorize momentos de descanso durante o dia para recarregar as energias;
- Pratique atividades relaxantes para aliviar o estresse;
- Não tenha medo de expressar sobrecarga e buscar apoio no ambiente profissional.
Ver esta publicação no Instagram
Fonte: Cristiane Pertusi (Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela USP; Mestre em Psicologia PUCRS; Especialista em Abordagem Sistêmica pela UNIFESP).
Leia também:
É bom dormir sem roupa? Descobrimos os benefícios da prática