quarta-feira,9 julho , 2025
Revista Ana Maria
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
Revista Ana Maria
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Coluna Aventuras Maternas

Piolhos: como lidar com esses ‘monstrinhos’ indesejados

Priscila Correia Por Priscila Correia
05/07/2024
Em Coluna Aventuras Maternas
FreePik

FreePik

Share on FacebookShare on TwitterEnviarEnviar

Que atire o primeiro pente fino a mãe que nunca coçou a cabeça só de pensar na palavra P-I-O-L-H-O! A infestação desses minúsculos artrópodes pode ser um pesadelo para pais e filhos, especialmente para quem tem crianças em idade escolar. Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar! 

Na coluna da semana, você vai encontrar dicas práticas para prevenir, identificar e tratar piolhos de forma eficaz, mantendo a tranquilidade e a saúde da sua família. Além disso, vai saber como as escolas se previnem desse mal. 

PROPAGANDA

Coça coça em sala de aula 

LeiaMais

São Paulo tem dezenas de opções para as férias de julho das crianças

05/07/2025
A luta das mães nos tribunais: o que fazer quando o pai foge da responsabilidade - Divulgação/Globo

A luta das mães nos tribunais: o que fazer quando o pai foge da responsabilidade

28/06/2025 - Atualizado em 30/06/2025

É no ambiente escolar que, habitualmente, os piolhos passam de cabeça em cabeça das crianças. Acostumados a brincar juntos, é natural que a proximidade dos corpos acabe favorecendo a infestação.

PROPAGANDA

A psicopedagoga Ana Cristina de Lima Alves, que leciona há mais de 30 anos com crianças do ensino fundamental, explica que, ao encontrar uma criança com piolhos, a escola deve comunicar imediatamente a família da criança, solicitando o afastamento e reforçando a importância sobre cuidados com a saúde da criança. “Em seguida, deve enviar um comunicado a todas as famílias da classe onde a criança estuda para alertar sobre o ocorrido, mas sem expor nome ou dar qualquer indício que possa identificar a criança com piolho. E, por fim, deve enviar um comunicado para alertar todas as famílias das escola para que fiquem atentos sobre o assunto”, pontua. Além disso, as escolas devem orientar, com frequência, todos os alunos para que não compartilhem objetos pessoais com os colegas de classe, ressaltando a importância de manter os cuidados básicos com higiene pessoal. 

Outra medida que normalmente as escolas tomam ao saber que uma determinada criança está com piolhos é sugerir alguns passos para os pais e responsáveis sobre como proceder. “O papel da escola é orientar os pais a procurar ajuda médica, que irá passar o melhor tratamento para resolver o problema. É importante que o aluno sinta o apoio da escola e a segurança por parte dos pais”, comenta Ana Cristina. Já sobre piadas entre coleguinhas que eventualmente possam surgir, é preciso conversar com todos: “É fundamental não expor a criança, mas, caso isto ocorra, é importante ter cautela e conversar com os alunos sobre o assunto, pois é algo que pode acontecer com todo mundo. E como em tudo na vida, o respeito é a base e deve ser ensinada em todos os momentos, seja na escola, como em casa. Mas se necessário é feito um trabalho coletivo com todos sobre o assunto.

PROPAGANDA

Entretanto, mesmo com todo o cuidados de pais e escolas, sabemos que nem sempre dá tempo de “proteger” nossos filhos. Laura Santos*, mãe de Rafael*, de 5 anos, conta que todos os dias dá uma olhada superficial no cabelo do filho. Porém, isso não foi suficiente para que a criança não pegasse os temíveis piolhos. “Quando eu era criança, peguei piolho na escola e lembro, como se fosse hoje, da minha avó jogando um pó na minha cabeça. Hoje me dá vontade de rir desse episódio, mas lembro que ficava apavorada com a coceira. Então, como o cabelo do meu filho é maiorzinho e cacheado, em sempre olho para evitar que ele passe pelo mesmo que passei. Porém, de duas semanas pra cá, tenho percebido ele coçar a cabeça. Já procurei algumas vezes e não achei nada, mas fico sempre de olho, já que a escola comunicou que um coleguinha dele está afastado por estar com pediculose”, diz.

Mas, afinal, quando a criança pode voltar à rotina quando pega piolho? “A volta para a escola só é recomendada quando autorizada pelo médico. Nunca antes”, diz Ana Cristina. E complementa: “É importante deixar os pais e alunos cientes das responsabilidades, primeiro com a saúde da criança que pegou piolho e depois com as crianças que convivem com ela”. 

Direto do ponto

A lêndea que vira piolho; o piolho que coloca a lêndea. Sim, o ciclo dos piolhos é bastante chatinho. Porém, com a medidas certas, sim, é perfeitamente possível acabar com eles de vez.

Segundo a pediatra Andréa Patente, pais precisam verificar frequentemente o cabelo e o couro cabeludo da criança e fazer o uso do pente-fino semanalmente. Além disso, há algumas medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar que a criança pegue piolho na escola. “Evitar o compartilhamento de roupas, toalhas, acessórios de cabelo e objetos de uso pessoal, bem como contato direto com pessoas infectadas”, sugere.

A seguir, Andréa dá mais detalhes sobre como identificar se os pequenos estão com os temíveis piolhos e o que fazer.

Aventuras Maternas – Como posso verificar se meu filho tem piolho? 

Andréa Patente – A criança pode apresentar muita coceira em couro cabeludo, podendo chegar ao pescoço e tronco; pode apresentar pontos avermelhados semelhantes à picada de insetos; e presença do parasita-piolho e de seus ovos-lêndeas, que são encontrados na haste do fio de cabelo.

Aventuras Maternas – Quais são os sinais de que meu filho pode estar com piolho?

Andréa Patente – Os mesmos sinais descritos acima e confirmação da presença do parasita em inspeção do cabelo ou em uso do pente fino. 

 Aventuras Maternas – Como devo lidar com piolhos se meu filho já estiver com eles? 

Andréa Patente – Uso da medicação, lavagem do cabelo com xampu ou uso da loção recomendada pelo pediatra. Passar o pente-fino para a retirada das lendeas e avaliação visual para retirada do piolho. Somente o uso das medicações não completa o tratamento.

 Aventuras Maternas – O que devo fazer com os itens pessoais do meu filho, como chapéus e travesseiros, durante o tratamento?

Andréa Patente – Trocar fronha, lençol e pijamas todos os dias até o término da infestação; lavar com água quente, não é preciso ferver; passar a ferro ou secar em máquina própria.

Aventuras Maternas – Quando é apropriado retomar a escola após o tratamento para piolho? 

Andréa Patente – Assim que for tratado pode retornar a escola; não tem indicação de afastamento

Aventuras Maternas – Quais são os erros comuns que os pais devem evitar ao tratar piolhos? 

Andréa Patente – Evite usar medicação por conta própria, consulte sempre o pediatra/ médico da família antes.

Aventuras Maternas – Como conversar com a escola sobre um caso de piolho na turma? 

Andréa Patente – Passar a informação para a escola na suspeita ou presença do piolho na criança, impedindo/evitando, assim, que outras tenham contato.

Aventuras Maternas – Quais produtos ou remédios são mais recomendados para o tratamento de piolhos em crianças pequenas? 

Andréa Patente – Crianças menores de 1 ano, uso de pente fino e avaliação visual para retirada dos parasitas. Crianças maiores, uso de loção/xampu ou sabonete para tratamento.

Em tempo: A seguir, Andréa sugere uma medida caseira: uso de água e vinagre na mesma proporção – aplicar no couro cabeludo deixando agir por algumas horas, lavar com xampu neutro e passar o pente para a retirada.

“A medicação mais indicada é a Permetrina, loção ou xampu que deve ser aplicada e mantida por até 8h no couro cabeludo, sendo retirada com lavagem do cabelo e uso do pente ao término”, diz. E complementa: “Lembre- se de consultar seu pediatra, caso o tratamento não tenha sucesso”, conclui.

ANTERIOR

‘A Infância de Romeu e Julieta’: veja o resumo dos capítulos de 8 a 12 de julho

PRÓXIMO

Existe mágica? Confira se é possível fazer o cabelo crescer rápido

Priscila Correia

Priscila Correia

Priscila Correia (@aventurasmaternas) é jornalista, casada e mãe de 2 meninos, Theo e Benjamin. Autora de livros infantis, adora viajar e escrever sobre educação e saúde. Tem diagnóstico de Superdotação, assim como seus dois filhos, e gosta de falar sobre o assunto. É colunista da AnaMaria Digital, onde compartilha matérias sobre maternidade, infância e adolescência.

CompartilharTweetEnviarCompartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

vale tudo

Mas já? Personagem de ‘Vale Tudo’ morre em grande tragédia

09/07/2025
Ilustração de Bolsa de Valores - Créditos: depositphotos.com / olly18

O futuro do mercado financeiro está sendo escrito por robôs agora

09/07/2025
Essas cidades viraram as queridinhas de quem ama o frio

Essas cidades viraram as queridinhas de quem ama o frio

09/07/2025
Essa é uma das cidades mais baratas do mundo

A cidade mais barata do mundo onde seu dinheiro rende mais

09/07/2025
Ilustração de Mercúrio e Sol - Créditos: depositphotos.com / vjanez

Este planeta pode estar sabotando sua vida sem que você perceba

09/07/2025
O melhor cuidado para mãos ressecadas que você pode adotar

O melhor cuidado para mãos ressecadas que você pode adotar

09/07/2025

GRUPO PERFIL – Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Portugal e Índia

AnaMaria |  AnaMaria Receitas | Aventuras na História | CARAS | CineBuzz | Contigo | Máxima | Perfil Brasil | Recreio | SportBuzz

Rede de sites parceiros:

Bons Fluidos | Holywood Forever TV  | Mais Novela | Manequim | Márcia Piovesan | Rolling Stone Brasil | Viva Saúde

PERFIL Brasil Av. Eusébio Matoso, 1.375 5º andar – CEP: 05423-905 | São Paulo, SP

Anuncie no Grupo Perfil +55 (11) 2197-2000 ou [email protected]

Clique aqui e conheça nosso Mídia Kit

Política de privacidade

Categorias

  • AnaMaria Testa
  • Astrologia
  • Atualidades
  • Beleza
  • Bem-estar e Saúde
  • Carreira
  • Casa
  • Comportamento
  • Dieta e Emagrecimento
  • Dinheiro
  • Diversos
  • DIY
  • Educação
  • Famosos
  • Maternidade
  • Moda
  • Programação da TV
  • Relacionamento
  • Tecnologia

Direitos Autorais Grupo Perfil. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas