No auge de seus 72 anos, Vera Fischer ainda é considerada um dos grandes símbolos de beleza — assim como foi durante boa parte da vida. Mas como manter a saúde em dia já na terceira idade? É o que você vai descobrir no primeiro “segredos do bem-estar das celebridades”.
É que, para começar, nada melhor do que falar sobre os cuidados adotados pela atriz. Nascida em 27 de novembro de 1951, ela já pode ser considerada veterana, certo? E, ainda assim, segue chamando atenção, não só pela beleza como também pela saúde esbanjada.
Antes, é preciso voltar alguns anos no tempo. Vera Fischer nasceu em Blumenau, Santa Catarina. Aos 17 anos, disputou e venceu o título de mulher mais bonita da cidade. O resultado lhe deu a chance de participar do concurso estadual e, depois, do nacional. Em ambos, saiu com a vitória.
O título do Miss Brasil veio em 1969 — e de lá para cá, muita coisa aconteceu. A trajetória de Vera começou com a participação ilegal no Miss Universo, que só aceitava candidatas com 18 anos. Para participar, ela falsificou a própria documentação: “Durante muitos anos meu passaporte e carteira de identidade tiveram um ano a mais. Há pouco tempo que eu atualizei. Foi divertido”, contou à Folha.
Anos depois, a modelo chegou às telinhas. Ela estreou em ‘Espelho Mágico’, de 1977. Entre concursos e papéis de sucesso, lá se vão mais de 50 anos! E continua belíssima e esbanjando saúde. Mas como? Na verdade, não é bem um segredo. Isso porque Fischer sempre faz questão de compartilhar alguns hábitos de sua rotina, que vão desde a prática de exercícios físicos aos cuidados com a saúde.
Por que Vera Fischer está afastada das novelas? Ela explica
Rotina de exercícios de Vera Fischer
Nas redes sociais, Vera acumula quase dois milhões de seguidores. E essa galera consegue acompanhar de perto todos os cuidados da veterana. Há poucas semanas, ela revelou algumas das atividades que fazem parte de sua rotina: hidroginástica, fisioterapia em piscina aquecida e treinos de solo.
Este último, em intensidade leve para não prejudicar quadris e joelhos: “Sou grande e forte, mas na minha idade os exercícios físicos não são só pra ‘dar uma pinta’, são fundamentais pra saúde”, reforçou, compartilhando fotos do treino ao lado da fisioterapeuta que a acompanha.
Em outra publicação, a mãe de Rafaela Fischer, de 44 anos, e Gabriel Camargo, de 31, falou sobre o avanço do tempo e os benefícios da fisioterapia aquática: “No processo de envelhecimento, o corpo vai sofrendo transformações que podem ser desaceleradas, se você fizer exercícios frequentemente”.
Vera Fischer contou ainda que, inicialmente, aderiu ao tratamento para melhorar as dores. As três sessões semanais geraram benefícios também para força, resistência e postura: “Estão cada dia melhores. Vocês deveriam experimentar a hidroterapia”, indicou.
Hidroterapia: conheça os benefícios da técnica terapêutica praticada por Alcione e Vera Fischer
Os cuidados da ex-Miss Brasil também passam diretamente pela alimentação. Em 2018, ela afirmou que o segredo para unir boa forma, beleza e longevidade era malhação, dieta e, claro, muita felicidade: “Se a gente está bem e feliz por dentro, isso se reflete para fora, e as pessoas enxergam beleza”.
Na época, Vera estava no ar em ‘Espelho da Vida’, novela das seis em que viveu a estrela de cinema Carmo — que foi a motivação para o emagrecimento com uma dieta mais restrita. Por isso, se dedicava às aulas de karatê e praticamente aboliu o açúcar durante o período.
Foco na saúde
A adoção de hábitos saudáveis também são consequência do histórico da atriz, que conviveu com a dependência química. A veterana já falou abertamente sobre o vício contra as substâncias ao longo dos últimos anos. Ela teve o primeiro contato com a cocaína ainda nos anos 80.
Vera foi internada em clínicas de reabilitação cinco vezes, sendo a última em 2011. À revista Pop-se, ela afirmou que não teve recaídas desde então: “Depois que decidi largar as drogas, não teve volta. Essa é uma decisão construída ao longo do tempo. Então, quando é tomada, já está enraizada na gente. Eu mesma decidi. Essa fase passou na minha vida. Agora estou em outra e bola pra frente”.
Outro ponto importante é o histórico de saúde familiar. Ao ‘Conversa com Bial‘, Vera Fischer contou ter ido à terapia após chegar ao limite durante a batalha do então marido Perry Salles contra o câncer. Na época, a família montou uma UTI em casa e contratou profissionais para cuidar da saúde dele.
O ator e diretor morreu em 2009, aos 70 anos, vítima da doença. Antes disso, ela passou por momentos difíceis em que não conseguia nem chorar. No período, ela estava no ar em ‘Caminho das índias’: “Vinha da novela e corria para casa. Fazia piada, brincava… Aí começaram a nascer feridas no meu corpo”.
“Minha imunidade baixou para zero. Tive uma ferida muito grande na boca que ia virar um câncer e tive que extirpar”. Então, ela decidiu procurar uma analista: “Na primeira vez, ela disse: ‘Pode chorar. Te dou permissão.’ Eu chorei desbragadamente todas as lágrimas de dor. Quando olhei, ela estava chorando”.
A rotina e histórico de Vera Fischer evidencia que é possível manter a beleza e saúde em dia, mesmo com o passar do tempo. E alguns hábitos simples, que podem ser incorporados no dia a dia, são fundamentais. Desde exercícios físicos e alimentação adequada às consultas com profissionais.