Como está Vera Viel após a cirurgia na perna esquerda? A modelo revelou que desenvolveu linfedema, uma condição que causa inchaço devido a problemas linfáticos. “Minha perna ficou diferente, um pouco maior que a outra”, contou em uma live com a cantora e autora Bianca Toledo.
O linfedema é uma sequela comum em pacientes oncológicos que passam por esvaziamento linfonodal. No caso da esposa de Rodrigo Faro, o procedimento foi realizado na coxa esquerda. A seguir, o oncologista Jorge Abissamra Filho explica os impactos da condição. Confira:
Como está Vera Viel após o diagnóstico de linfedema?
“O linfedema relatado por ela é muito comum quando se faz o esvaziamento linfonodal do membro acometido. Trata-se da retirada dos linfonodos (ínguas na linguagem popular) da região acometida pelo câncer”, afirma o especialista.
Os linfonodos têm a função de filtrar a linfa e ajudar na defesa do organismo. O oncologista explica que, em casos oncológicos, o sistema linfático é o primeiro local onde as células tumorais se instalam antes de a doença se tornar metastática.
“Nas cirurgias de mama, muitas vezes é necessário retirar a cadeia linfonodal da axila. No caso de Vera Viel, a cadeia linfonodal presente na virilha”, declara o médico.
O especialista esclarece que o linfedema é uma sequela permanente. Pacientes que passam pelo esvaziamento linfonodal perdem a capacidade natural de drenagem linfática, o que pode causar inchaço crônico.
“Como elas são responsáveis talvez pela drenagem linfática do membro, pacientes que não têm essa cadeia linfonodal não fazem a drenagem fisiológica habitual da perna ou do braço, causando inchaço de difícil controle. Uma sequela permanente para resto da vida, que pode piorar sempre que esse membro carregar muito peso e se lesionar”, conclui o doutor.
Qual o câncer de Vera Viel?
Em outubro do ano passado, a empresária Vera Viel, de 49 anos, compartilhou nas redes sociais mais detalhes sobre o diagnóstico de um sarcoma sinovial em sua coxa. Ela passou por uma cirurgia de oito horas para a retirada do tumor.
Vera relatou que o primeiro sinal surgiu depois de começar a praticar muay thai, há um mês. “Senti um nódulo na minha perna. Achei que tinha me machucado fazendo essas aulas, porém o que não sabia, é que o tumor já estava lá”, explicou. Segundo ela, foi um hematoma dolorido que chamou sua atenção.
O sarcoma sinovial é um tipo de tumor maligno raro que se desenvolve nos tecidos moles do corpo, como músculos, ligamentos, tendões e tecidos ao redor das articulações. Esse tipo de sarcoma, que representa cerca de 5% de todos os tumores de tecidos moles, afeta principalmente adolescentes e adultos jovens, mas pode ocorrer em qualquer idade.
Apesar do susto, ela se mostrou confiante ao longo do processo. “Em nenhum momento senti medo e, sim, agradeci muito a Deus por ter me mostrado esse tumor na hora certa”, escreveu nas redes sociais na época do diagnóstico.
A matéria original foi publicada na Caras Brasil. Para ler na íntegra, clique aqui.
Leia também:
Como Vera Viel descobriu sarcoma sinovial? Veja relato da empresária
Comentários 1