As inscrições para o Prouni do 2º semestre de 2024 começam na próxima terça-feira (23). De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC) na última quarta-feira (17), o Programa Universidade Para Todos oferecerá 243.850 bolsas nessa edição do programa. Para se inscrever, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 ou 2023, com 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação.
Criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Prouni concede bolsas de estudos integrais ou parciais – 50% do valor da mensalidade do curso – a estudantes que desejam ingressar na graduação ou cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.
Critérios socioeconômicos do Prouni
Além de alcançar a nota mínima no Enem, os candidatos ao Prouni devem atender aos critérios socioeconômicos determinados pelo MEC. Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
Já para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das seguintes condições:
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
- ser pessoa com deficiência.
Professores da rede pública de ensino, integrantes de quadro permanente de instituições públicas, também podem concorrer a bolsas, exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.
Como se inscrever no Prouni 2024.2?
Para se inscrever no Prouni, o estudante precisa ter cadastro Login Único do governo federal e criar uma conta no portal gov.br. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. No momento da inscrição, o candidato deve informar e-mail e telefone válidos e preencher os dados cadastrais solicitados.
A lista de resultado com os nomes dos pré-aprovados será divulgada no SisProuni no dia 31 de julho na primeira chamada e 20 de agosto na segunda. Os candidatos que não forem selecionados entrarão na lista de espera e deverão manifestar interesse entre os dias 9 a 10 de setembro. Vale lembrar que as inscrições para o Prouni 20224.2 podemdevem ser realizadas até 26 de julho de 2024.
Leia também:
Educação financeiras para jovens: entenda porquê eles são mais endividados
Educação: como avaliar o boletim escolar dos filhos?
Confira 5 livros para aproximar os jovens dos clássicos da literatura brasileira