O Brasil ganhará uma nova plataforma gratuita de filmes. O governo federal anunciou a criação de um serviço exclusivo para produções nacionais. A ideia é democratizar o acesso ao cinema brasileiro e valorizar a cultura do país.
O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), está à frente do projeto. A previsão é que o lançamento ocorra no segundo semestre deste ano. O serviço será gratuito e inspirado em grandes plataformas de streaming.
O objetivo é reunir uma grande variedade de produções, incluindo curtas, médias e longas-metragens. Haverá conteúdo de diferentes gêneros, formatos e estilos, abrangendo tanto clássicos quanto lançamentos recentes.
Plataforma gratuita de filmes busca ampliar acesso ao cinema nacional
A iniciativa surge em resposta à crescente demanda por conteúdo nacional de qualidade. O sucesso de ‘Ainda Estou Aqui‘, dirigido por Walter Salles, reforçou o potencial do cinema brasileiro e ajudou a impulsionar a criação do projeto.
P. Diddy: onde assistir documentário sobre o caso do rapper?
Inicialmente, o serviço contará com um catálogo financiado por um investimento de R$ 4,2 milhões. Em comunicado, o MinC afirmou que a plataforma está em fase final de desenvolvimento e que seu objetivo é “democratizar o acesso às produções nacionais, além de enriquecer o panorama do consumo de produções audiovisuais brasileiras e garantir que a cultura do país seja acessível a todos”.
De acordo com a CNN, o governo também espera incentivar a produção de novas obras. Além disso, a plataforma gratuita de filmes deve ampliar o público interessado em produções nacionais, fortalecendo ainda mais o mercado audiovisual brasileiro.
Leia também:
Governo lançará plataforma gratuita de streaming para filmes brasileiros