Se você busca agilidade e eficiência no seu dia a dia, a Técnica Pomodoro pode ser sua aliada! O método é simples e fácil de ser incorporado na rotina. Isso porque, inicialmente, o seu criador usava um timer de cozinha que, devido ao formato de tomate, deu o nome à técnica, já que “pomodoro” nada mais é do que “tomate” em italiano. Confira a seguir mais sobre esse método e como ele pode ajudar na sua carreira.
Criada no fim dos anos 1980 por Francesco Cirillo, desenvolvedor e empresário italiano, a técnica começou a ser aplicada por ele ainda na universidade, quando não conseguia se concentrar nos estudos e terminar suas tarefas.
Como solução, ele transformou o tempo em seu aliado ao estabelecer blocos de estudo nos quais focava em determinada tarefa. Inicialmente, ele começava com 2 minutos e estendia até 1 hora. Ao perceber que as sessões de estudo muito longas dificultavam a manutenção do foco, ele determinou 25 minutos como o período ideal.
Assim, o desenvolvedor percebeu que o tempo não precisa ser uma fonte de ansiedade, mas sim um aliado para manter o foco e alcançar seus objetivos.
O que é a Técnica Pomodoro?
Em linhas gerais, o método ajuda a “treinar” a si mesma para se concentrar melhor nas tarefas. Isso acontece ao limitar o tempo em que se mantém focada, equilibrando esses intervalos após cada bloco de 25 minutos.
Com o auxílio de um cronômetro, que ajuda a criar um senso de urgência, a relação com o tempo muda. Ao invés de sentir que há muito tempo disponível para realizar uma determinada tarefa, o que pode levar à procrastinação, com a Técnica Pomodoro você estabelece os 25 minutos para avançar o máximo possível na demanda, aumentando assim suas chances de sucesso no objetivo.
Se a concentração é um desafio para você, o criador do método sugere que anote todas as distrações que surgirem durante o período. Elas podem ser categorizadas como internas, como sentir fome ou vontade de ir ao banheiro, ou externas, como notificações do celular ou olhar as redes sociais.
Assim, após escolher a tarefa que deseja fazer, pode aplicar a Técnica Pomodoro da seguinte maneira:
- Defina o alarme para 25 minutos;
- Se mantenha focada na tarefa até ouvir a notificação do cronômetro;
- Anote o horário em que terminou o ciclo do pomodoro;
- Faça uma pausa, que pode começar com 5 minutos, ou, apenas 2;
- Depois de 4 pomodoros, recomenda-se uma pausa mais longa, que pode ser em torno de 15 a 30 minutos.
É possível incluir a técnica no dia a dia com o auxílio do celular. Uma alternativa é utilizar o aplicativo de relógio do aparelho, o qual permite marcar o tempo no timer e seguir o método. Há também sites específicos para a Técnica Pomodoro como o TomatoTimer e o Técnica Pomodoro, ambos gratuitos. Outra possibilidade são os aplicativos; um deles é o Forest, que possui uma versão gratuita.
Gestão de tempo: transforme a vida com estas dicas de organização
Ajudando na carreira
A Técnica Pomodoro melhora a eficiência e a produtividade e, quando se trata de carreira, oferece diversos benefícios. De maneira geral, promove um ambiente de trabalho mais organizado e focado, ajudando a cumprir as demandas, o que gera uma sensação gratificante para os profissionais.
A melhoria da produtividade é amplamente sentida por quem aplica o método, pois a Técnica Pomodoro ajuda a manter o foco e a concentração durante o período de trabalho. Por isso, também é considerada uma aliada no combate à procrastinação, ao criar um senso de urgência e responsabilidade, reduzindo a tendência de se distrair com diferentes tarefas.
Os efeitos podem ser vistos na própria produção, pois ao se concentrar por períodos curtos e definidos, é possível aumentar a qualidade do trabalho, evitando a fadiga mental e mantendo a mente fresca para novas ideias.
Ela não ajuda somente no trabalho: com uma gestão de tempo eficiente, é possível planejar melhor as suas demandas, priorizando elas de forma mais clara. Consequentemente, os períodos de descanso estarão mais presentes, seja entre os pomodoros ou na própria rotina. Assim, a sensação de realização ao cumprir os objetivos diários pode aumentar sua motivação e satisfação pessoal no trabalho.
Leia também:
Como ser uma pessoa mais organizada: veja dicas para manter a organização na casa e na vida
Está fazendo um curso EAD? Supere as principais dificuldades
Readaptação escolar: é preciso ajudar as crianças na volta às aulas