Para muitas pessoas, a forma como os ovos são armazenados não parece um detalhe importante. O mais comum é simplesmente retirá-los das sacolas e colocá-los no local de costume. Mas você sabe onde é melhor guardar os ovos?
A maneira correta de armazenamento faz diferença na frescura e segurança do alimento. Algumas pessoas preferem deixá-los em temperatura ambiente, enquanto outras optam pela geladeira. Mas qual dessas escolhas é a mais segura?
Nos supermercados, os ovos costumam ficar nas prateleiras, pois mudanças bruscas de temperatura podem afetar sua qualidade. “O ovo tem uma cutícula, que é uma película superfininha abaixo da casca, protegendo-o, entre outras coisas, da salmonela, que pode estar na parte externa da casca”, explica a nutricionista Bea Gonfer em entrevista ao jornal El Tiempo, traduzido pelo O Globo.
Onde é melhor guardar os ovos para manter a qualidade?
A especialista alerta que qualquer alteração nessa defesa natural pode permitir a entrada de bactérias, comprometendo a segurança alimentar. Por isso, é essencial armazená-los em um local onde a temperatura não varie drasticamente, garantindo que fiquem sempre frescos e protegidos.
Se a temperatura ambiente da sua casa for estável, os ovos podem ser armazenados fora da geladeira, desde que fiquem em um local adequado. No entanto, mantê-los refrigerados ajuda a preservar sua frescura por mais tempo.
A nutricionista destaca que o frio “contribui para que a clara fique mais densa e a gema mais centralizada”, o que é uma vantagem para quem gosta de cozinhar ovos com uma aparência perfeita.
Ela também alerta que guardá-los na porta da geladeira não é a melhor opção, pois essa área sofre grandes variações de temperatura, comprometendo a proteção natural do alimento. O ideal é mantê-los na parte central da geladeira, garantindo melhor conservação e preservação das propriedades nutricionais.
Leia também:
5 tipos de ovos e as características de cada um deles