Desde o século XVIII, os jardins terapêuticos vêm sendo implantados em clínicas, hospitais, asilos, centros de reabilitação e espaços urbanos sob a ênfase do bem-estar. O conceito se caracteriza por ser um espaço capaz de proporcionar diversos benefícios à saúde física e mental, mas que tal aprender um pouco mais sobre esse tipo de espaço?
Os jardins terapêuticos surgiram na Europa e nos Estados Unidos com o propósito de relaxamento em um espaço que abraça a natureza de casa ou ao ar livre. Utilizado para tratamentos de ansiedade ou algum tipo de reabilitação, é um refúgio para escapar das preocupações do dia a dia.
O ambiente é cuidadosamente planejado e combina plantas, flores, água, bancos e áreas de descanso. Além disso, os jardins são projetados de modo inclusivo e acessível, permitindo que pessoas de todas as idades possam desfrutar de seus privilégios. A organização desses espaços é feita de modo funcional e simples, favorecendo os relacionamentos e a mobilidade. Aqui estão alguns de seus benefícios para além dos já mencionados:
Estímulo sensorial e cognitivo
O aroma das flores, a textura das plantas e o som da água corrente são capazes de despertar os sentidos e promover uma maior conexão com a natureza, além de melhorar a memória e a capacidade de resolução de problemas a partir da realização de atividades relacionadas ao cultivo e cuidado com o espaço.
Melhora na qualidade de vida e do sono
O contato com áreas verdes está associado a uma série de vantagens, como a redução da pressão arterial, a melhora na qualidade do sono e do humor e o fortalecimento do sistema imunológico.
Maior autonomia e criatividade
Ao interagir com o jardim, as pessoas são estimuladas a exercitar a criatividade, seja na escolha das plantas ou na criação de arranjos. Isso proporciona maior autonomia e responsabilidade, auxiliando no processo de independência e autoconfiança.
Atividade física e socialização
Praticar atividades ao ar livre, como caminhar, plantar e realizar tarefas de manutenção contribuem para o fortalecimento dos músculos. Além disso, esse processo favorece a interação social, dada por meio da união de pessoas com interesses comuns. Por consequência, tem-se um usuário menos sedentário e isolado, mais ativo e com laços interpessoais estreitados.
Alívio de sintomas de doenças
Como citado anteriormente, o jardim terapêutico pode ser utilizado como um tratamento complementar para diversas doenças, aliviando sintomas de condições como ansiedade, depressão e estresse pós-traumático, por exemplo.
Educação ambiental
O cuidado com as plantas e, consequentemente, com o meio ambiente faz com que esses espaços sejam uma potente ferramenta de educação. Nele, as pessoas podem aprender sobre a importância da preservação ambiental e adquirir conhecimentos sobre ecologia e botânica.
Como criar o seu próprio jardim terapêutico
Os jardins terapêuticos são projetados de acordo com as necessidades e preferências individuais de quem irá utilizá-lo. Ele pode ser dividido em áreas de plantio e descanso, e é benéfico para pessoas que sofrem de dores crônicas, déficit de atenção e outras condições de saúde, bem como por pessoas saudáveis também, mas como forma de relaxamento e conexão com a natureza.
O primeiro passo para construir um jardim terapêutico é torná-lo convidativo, para que realmente faça com que as pessoas se sintam bem ao vê-lo. Para isso, é importante levar em consideração os detalhes e as particularidades do espaço. Outro ponto importante é explorar a memória afetiva, com elementos que recorram às lembranças de quem terá acesso ao ambiente.
Para a cozinha, montar uma horta terapêutica é uma boa opção, pois o contato com temperos naturais auxiliam na diminuição do consumo de alimentos industrializados, sem contar nos benefícios econômicos a longo prazo.
O tamanho do espaço não é nenhum empecilho para ter um ambiente terapêutico. Uma varanda pode ser transformada em um belo jardim. Se possível, complemente-a com alguma fonte de água e com pontos de descanso, como assentos em partes sombreadas. Por fim, aproveite as diversas espécies de plantas e árvores para incrementar o seu jardim.
Agora que você já sabe os benefícios de um jardim terapêutico, confira alguns produtos disponíveis no Mercado Livre para montar o seu:
1. Vaso para plantas com tripé, Alpe & Aritana – https://mercadolivre.com/sec/2EYpByr
O vaso de plantas com tripé é perfeito para adicionar um toque elegante à sua casa. O produto garante resistência e segurança para as plantas.
2. Haste de bambu, Natureza no Lar – https://mercadolivre.com/sec/1koeFdv
O item da Natureza no Lar é uma haste de bambu da sorte, que pode ser interpretado de acordo com o número de caules existentes no vaso de plantas.
3. Muda de alecrim, Sítio Nativo – https://mercadolivre.com/sec/33U7jNY
Além da versatilidade na cozinha, o alecrim traz muita sofisticação aos jardins e hortas, sem contar nos benefícios terapêuticos, tanto medicinais quanto cosméticos.
4. Floreira, Fiushop – https://mercadolivre.com/sec/2EbeWrs
A floreira da Fiushop apresenta formato de estante para um jardim vertical. Confeccionada com materiais de alta qualidade, é resistente à corrosão e suporta até 25 quilos, podendo acomodar os mais diversos vasos de flores e plantas.
5. Vaso de planta, Alpe & Aritana – https://mercadolivre.com/sec/225WBBb
O vaso de plantas ecológico da Alpe & Aritana é feio com fibra de coco e com materiais renováveis e biodegradáveis, o que garante uma boa drenagem e aeração das raízes, mantendo a planta saudável.
6. Cadeira de jardim, PS Móveis – https://mercadolivre.com/sec/2yS7ubc
Feita com aço reforçado e com acabamento em fibra sintética, a cadeira de jardim da PS Móveis apresenta design elegante e é resistente e durável, sendo perfeita para o espaço da varanda ou sacada. No kit estão inclusos duas cadeiras e uma mesa de centro.
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a AnaMaria pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.