Amados, um iluminado domingo a todos que estão lendo estas linhas. Hoje vamos mergulhar na história de Jesus, porque hoje é o dia da apresentação do nosso Senhor no templo. Esta festa é celebrada desde o quarto século, uma das mais antigas festas do calendário litúrgico cristão e acontece quarenta dias após o Natal.
Era realizada primeiro no Oriente Médio, no século cinco, a festa passou a acontecer em Roma e se espalhou por todas as partes do mundo. É também conhecida como “Festa do Encontro”, porque também representa o encontro de Jesus e os sacerdotes no templo.
Evangelho de Lucas, capítulo 2, versículos 22-40: “Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está na Lei: todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor. Foram também oferecer o sacrifício, dois pombinhos. Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo, piedoso e esperava a salvação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias. Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e disse a Deus: agora, Senhor, conforme a Tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz, porque meus olhos viram a Tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: Luz para iluminar as nações e glória do Teu povo Israel. Pai e a mãe de Jesus se admiraram com o que ele dizia. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: este menino vai ser causa tanto da queda como do reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma.”
Da mesma forma que Maria e José ofereceram Jesus à Deus naquele dia, que saibamos oferecer toda nossa vida a Jesus, através de palavras e atitudes que edifiquem nossas vidas e a vidas daqueles que conosco convivem.
Há anos eu repito a vocês: a Fé se transmite e se retransmite, plantar o bem é a nossa missão, ser de Jesus é bom demais e quando realmente nos entregamos de coração, os milagres acontecem! Levem isso dentro de vocês e tenham uma abençoada semana!
Pe. Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração de oferecimento do dia
Eu vos adoro, meu Deus e vos amo de todo o coração. Dou graças por me terdes criado, feito cristão e conservado nesta vida.
Ofereço-vos as ações deste dia, fazei que sejam todas segundo a vossa santa vontade, para maior glória vossa. Preservai-me do pecado e de todo o mal.
A vossa graça seja sempre comigo e com todos os que me são caros. Amém!
TURISMO CATÓLICO – Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha, Portugal
Hoje destacamos mais uma linda obra arquitetônica de Portugal, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, também conhecido como Mosteiro da Batalha. No dia 14 de agosto de 1385, uma grande batalha contra invasores foi travada e pela vitória o rei D. João I, prometeu uma grande construção em honra a Nossa Senhora.
A construção durou 1 século e meio. Une diferentes características arquitetônicas. O grande complexo abriga uma igreja, claustros, diversas capelas e inúmeras dependências. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, desde 1983.
Leia mais:
Pratiquemos o que aprendemos com Jesus!