Desde outubro de 2024, quem abre o WhatsApp percebe uma diferença na tela inicial. Agora, um anel azul e rosa aparece na barra de pesquisa, indicando a presença do Meta AI, o chatbot de inteligência artificial da empresa. A novidade também está presente no Facebook e no Instagram, funcionando de forma semelhante ao ChatGPT, da OpenAI, e ao Gemini, do Google.
Meta AI agora lembra suas preferências
Na tentativa de competir com os gigantes da IA, a Meta lançou uma atualização importante. Agora, o chatbot pode lembrar detalhes de conversas anteriores para oferecer respostas mais personalizadas. Por exemplo, se você mencionou que é vegetariana, ele evitará sugerir receitas com carne no futuro.
O próprio Mark Zuckerberg, CEO da Meta, compartilhou sua experiência com a tecnologia: “O Meta AI me ajudou a criar histórias de ninar para minhas filhas. Se eu pedir um novo conto, ele se lembrará que elas adoram sereias”.
Essa mudança visa tornar as interações mais fluidas, sem que o usuário precise repetir informações a cada conversa. No entanto, a empresa garantiu que o histórico do Facebook e das mensagens não será armazenado, apenas em conversas individuais com a IA.
Integração com redes sociais da Meta
Outra novidade é que o Meta AI agora acessa informações do seu perfil no Facebook e Instagram para oferecer sugestões ainda mais personalizadas. Se você busca opções de lazer, por exemplo, a IA pode analisar sua localização, o tamanho da sua família e até os Reels que você assistiu para indicar shows, filmes ou exposições que combinem com seu perfil.
O problema? Até o momento, não é possível desativar essa integração. Segundo Emil Vasquez, porta-voz da empresa, “acreditamos que as melhores experiências são personalizadas”. Mas essa personalização levanta questões sobre privacidade e segurança dos dados.
Quando a novidade chega ao Brasil?
Por enquanto, a atualização do chatbot está disponível apenas para usuários de iOS e Android nos EUA e no Canadá. A Meta ainda não divulgou previsão de lançamento no Brasil.
O momento da novidade também chama atenção. A IA chinesa DeepSeek se tornou recentemente o app de inteligência artificial mais baixado nos EUA, causando impacto no mercado. Sua alta capacidade e baixo custo de produção abalaram a confiança dos investidores, levando a uma queda nas ações de grandes empresas do setor.
Resta saber se o Meta AI será suficiente para manter a empresa competitiva – e se os usuários estarão dispostos a trocar privacidade por praticidade.
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