A relação entre leitura e emagrecimento pode parecer distante. No entanto, os dois fatores são mais próximos do que você imagina. Isso porque, além de para a distração e o alívio do estresse, a leitura também queima calorias. Isso mesmo, ler emagrece.
De acordo com a nutricionista Maria Clara Moreno, há estudos que comprovam que uma hora de leitura consome, em média, 120 calorias. Para se ter ideia, 100g de arroz tem 130 calorias. Neste caso, a tarefa equipara-se a outras atividades leves do dia a dia.
“A leitura funciona como uma ferramenta de distração e autocuidado, desviando o foco da comida e ajudando a reduzir a ansiedade e o estresse, que são gatilhos comuns da compulsão alimentar. Ela diminui os níveis de cortisol, favorecendo o equilíbrio hormonal e reduzindo o apetite emocional.”, acrescenta a especialista.
Ler emagrece? A ciência explica
Se você é fã de livros de aventura, sexo e ação, a notícia é ainda melhor: os gêneros têm um efeito ainda maior no gasto calórico. Isso porque essas narrativas intensas estimulam a produção de adrenalina, um hormônio que acelera o metabolismo e reduz a fome.
Por falar nisso, a nutricionista destaca quais são os livros mais ‘dietéticos’, com base na pesquisa de uma revista britânica. Ou seja, aqueles que mais favorecem a queima calórica. Confira:
- Polo, Jilly Cooper – 1.100 calorias
- O Código da Vinci, Dan Brown – 885 calorias
- O Iluminado, Stephen King – 745 calorias
- O Júri, John Grisham – 772 calorias
- Bravo Two Zero, Andy McNab – 605 calorias
- O Dia do Chacal, Frederick Forsyth – 604 calorias
- O Exorcista, William Peter Blatty – 465 calorias
- Dirty Blonde, Courtney Love – 444 calorias
- Orgulho e Preconceito, Jane Austen – 443 calorias
- O Caso dos Dez Negrinhos, Agatha Christie – 327 calorias
Livros que inspiram uma rotina mais saudável
Além dos efeitos práticos, há também aqueles que servem como inspiração, ou ao menos motivação para adotar uma rotina mais saudável. É o caso de livros motivacionais, de psicologia ou histórias de superação, que podem reforçar o comprometimento, segundo Maria Clara.
A seguir, veja recomendações de leitura para complementar o seu plano alimentar e de seus treinos, impactando positivamente no processo de emagrecimento:
Alimentação e saúde:
- O Peso das Dietas, Sophie Deram
- Por que Engordamos?, Gary Taubes
Psicologia e comportamento:
- O Poder do Hábito, Charles Duhigg
- Mindless Eating, Brian Wansink
Histórias inspiradoras:
- A Mulher Mais Feliz do Mundo, Eckhart Tolle
Livros de receitas:
- Comida de Verdade, Yotam Ottolenghi
- Panelinha: Receitas que Funcionam, Rita Lobo
Ainda assim, Maria Clara reforça que a leitura não pode substituir a atividade física ou a alimentação equilibrada. “O emagrecimento saudável depende de um balanço entre os dois componentes e o bem-estar emocional. O ato de ler é uma ferramenta complementar, não um substituto”, finaliza.
Leia também