Evangelho de Lucas, capítulo 22, versículos 39-44: “Jesus saiu dali e dirigiu-se para o monte das Oliveiras, seguido dos seus discípulos. Ao chegar àquele lugar, disse-lhes: “Orai para que não caiais em tentação”. Depois se afastou deles e ajoelhando-se, orava: “Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a tua”. Apareceu então um anjo do céu para confortá-lo. Ele entrou em agonia e orava ainda com mais força e seu suor tornou-se gotas de sangue a escorrer pela terra”.
Amados, como de costume inicio este texto desejando do mais profundo do meu coração, um domingo e uma semana abençoada por Deus.
O pior momento vivido por nosso Senhor Jesus em sua passagem por este mundo, foi o momento no monte das Oliveiras. Como vemos acima “seu suor tornou-se sangue”, tamanha a sua angústia. A angústia agrupa ansiedade, dor, agonia, apreensão e medo. E são muitas as pessoas que se encontram angustiadas com diversos problemas de suas vidas.
Muitas delas, se sentem fracas, incapazes de se reerguer, mas saibam que este tipo de sentimento pode tomar a cada um de nós. O profeta Elias, um dos corajosos profetas do Senhor, chegou e pedir a morte como vemos no primeiro livro de Reis, capítulo 19, versículo 4: “Foi para o deserto, andando um dia inteiro. Parou, sentou-se à sombra de uma árvore, teve vontade de morrer e orou assim: Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida”!
O Rei Davi, no Salmo 142, versículos 1 e 2: “Com a minha voz clamei ao Senhor, com a minha voz supliquei ao SENHOR. Derramei a minha queixa perante sua face e expus a minha angústia”.
Mas é neste momento que precisamos buscar forças em Deus. Segunda carta aos Coríntios, capítulo 12, versículo 10: “Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda minha força, a força de Cristo age em mim”.
Livro do Profeta Isaías, capítulo 40, versículos 29-31: “Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. Até os jovens se cansam, moços tropeçam e caem, mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não se cansam”.
Confiemos Nele de todo o coração e ganharemos sempre novas forças. Boa semana, Deus os abençoe!
Pe. Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração à São Sebastião
Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, pedimos a vossa intercessão, junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por quem destes a vida. Vós que vivestes a Fé e perseverastes até o fim, pede a Jesus por nós, para que sejamos testemunhas do amor de Deus.
Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus, pede por nós. Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente o nosso amor para com todos.
Enfim, glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos da peste, da fome e da guerra. Defendei nossas plantações e rebanhos, que são dons de Deus para nosso bem e o bem de todos. E defendei-nos do pecado, que é o maior de todos os males. Amém!
TURISMO CATÓLICO – Igreja de São Sebastião, Açores, Portugal
Hoje destacamos uma linda igreja situada no lindo arquipélago dos Açores, em Portugal, na cidade de Ponta Delgada, a Igreja Matriz de São Sebastião.
Antes do século 15, uma peste assolou a região e fiéis ergueram uma capela ao padroeiro da cidade, São Sebastião. Por volta de 1531, a capela foi demolida e no mesmo local foi erguida a Igreja de São Sebastião. Com detalhes típicos da época e região, a construção possui vitrais, azulejos e entalhos.
Leia mais:
A luz verdadeira ilumina todas as pessoas!