Termina amanhã, quinta-feira (1º), o prazo para Microempreendedores Individuais (MEIs) e grandes empresas do Simples Nacional se cadastrarem no DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista). Trata-se de uma importante ferramenta de comunicação utilizada pelo Governo Federal para atualizar empresas.
É através do DET que o governo informa diretamente os MEIs e empresas sobre procedimentos fiscais, intimações, notificações e outros assuntos de cumprimentos trabalhistas. O sistema proporciona a simplificação dos processos e reduz custos operacionais para as empresas e para o governo.
O software online é administrado pela Secretaria de Inspeção do Trabalho e passa a ser obrigatório a partir de 1º de agosto. Vale destacar que o DET é gratuito e administrado pela Inspeção do Trabalho e os empregadores no Brasil.
As empresas que não aderirem poderão sofrer penalidades, que podem corresponder a quase um terço do faturamento mensal do microempreendedor. Além disso, poderão ser aplicadas multas, que vão de R$ 208,09 a R$ 2.080,91.
Benefícios de se cadastrar no DET
- Comunicação facilitada com a auditoria fiscal do trabalho;
- Acesso rápido a documentos administrativos importantes;
- Diminuição de custos envolvidos na regularização de documentos;
- Mantém o MEI sempre atualizado com as legislações vigentes.
Passo a passo para se cadastrar no DET
- Acesse o site oficial: entre na página de login do DET;
- Entre na conta: clique no botão para entrar na conta Gov.br. Insira seu CPF e senha para fazer login;
- Atualização: clique no botão “Dados cadastrais”;
- Insira as informações: ao rolar a tela para baixo, verifique se há alguma informação de contato. Se não tiver, clique em “Adicionar”, informando os dados solicitados como nome, e-mail e telefone; caso tenha e esteja incorreto, clique no ícone de lápis para fazer a correção. Por fim, clique em ‘Alterar’ e, em seguida, ‘Salvar’.
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