A Prefeitura de São Paulo anunciou a reimplementação do rodízio de veículos, que voltará a vigorar a partir da próxima segunda-feira, 13 de janeiro. A medida, que foi suspensa durante o período de festas desde 23 de dezembro de 2024, impõe restrições à circulação de automóveis no centro expandido da capital paulista.
O rodízio de veículos estará ativo nos horários das 7h às 10h e das 17h às 20h, impactando diretamente motoristas que retornam ao trabalho após as férias. Além disso, permanece em vigor a restrição para caminhões, com a implementação da Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e da Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).
As regras do rodízio determinam quais veículos não poderão circular, conforme o dia da semana e o último dígito da placa. Veja:
- Segunda-feira: placas terminadas em 1 e 2;
- Terça-feira: placas terminadas em 3 e 4;
- Quarta-feira: placas terminadas em 5 e 6;
- Quinta-feira: placas terminadas em 7 e 8;
- Sexta-feira: placas terminadas em 9 e 0.
O minianel viário, que inclui importantes vias como as marginais Tietê e Pinheiros, além das avenidas dos Bandeirantes e Afonso d’Escragnolle Taunay, também será afetado pelas restrições.
A infração às normas do rodízio de veículos em São Paulo acarretará uma multa de R$ 130,16 e a adição de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, existem exceções para alguns condutores que podem transitar livremente durante os períodos restritos.
Dentre os grupos isentos estão os motoristas com deficiência que impacta sua mobilidade, indivíduos sob tratamento contínuo para doenças graves, portadores de condições crônicas, deficientes auditivos com perda auditiva significativa e pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Adicionalmente, pessoas com deficiência mental, intelectual ou visual também estão dispensadas das limitações do rodízio. Se essas pessoas não puderem dirigir por conta própria, seus responsáveis designados têm autorização para conduzi-las.
A prefeitura destaca que os motoristas devem estar cientes dessas diretrizes para evitar penalizações e garantir uma melhor fluidez no tráfego urbano.
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