O verão finalmente começou, e as crianças estão mais animadas do que nunca para aproveitar a estação e as férias escolares. Para as famílias, os chamados destinos “kids friendly” têm sido os mais procurados, atendendo à crescente demanda por locais que ofereçam infraestrutura, atividades e serviços voltados para os pequenos. Assim, pais e filhos podem desfrutar juntos de momentos únicos e com conforto e acolhimento.
Dionísia Paiva, mãe de João Benício, de dois anos, conta que, ao procurar um lugar para o filho curtir, considera, principalmente, a segurança, a área de lazer adequada para a idade dele e se há serviços como trocadores e alimentação infantil. Ela explica que também avalia se o ambiente é acolhedor para crianças e se as pessoas são atenciosas.
“Já deixei de visitar um local por falta de infraestrutura ou serviços adequados. Também já fui embora de lugares que não tinham área de recreação, espaços para amamentação ou troca de fraldas. A minha escolha depende muito da acessibilidade e do conforto, além de saber se o local oferece opções divertidas e seguras para o João”, exemplifica.
Para ela, um espaço “kids friendly” de verdade vai além de atrações e brinquedos. “É um lugar que atende às necessidades das crianças de forma prática e acolhedora, garantindo segurança, conforto e até interação com outras crianças. Já um lugar apenas com atrativos pode até parecer divertido, mas, sem estrutura e cuidado, não facilita a visita de uma família com crianças pequenas”, complementa.
Por dentro da expressão “kids friendly”
Falar sobre espaços destinados realmente aos pequenos vai muito além de recreação e brinquedos infláveis. Afinal, esses exemplos de “cuidados” destinados às crianças são encontrados na maioria dos locais. Então, fica a pergunta: o que seria exatamente um local “kids friendly”?
Entre os exemplos que abraçam esse conceito está o Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira, em Virgínia, Minas Gerais. O hotel oferece acomodações adaptadas para famílias, como o quarto Elite Premium, que dispõe de duas suítes, sala e cozinha de apoio, proporcionando conforto e privacidade para famílias maiores. Para o lazer, o hotel conta com diversas áreas ao ar livre, incluindo playgrounds e um grande Kids Clube, equipado com arvorismo, brinquedos e áreas de descanso, oferecendo atividades que estimulam a interação e o desenvolvimento das crianças. E também oferece atividades como trilhas guiadas, contato com a natureza, horta orgânica e viveiro com aves exóticas, permitindo que as crianças explorem e aprendam em um ambiente seguro e acolhedor.
“Essas iniciativas demonstram que ser “kids friendly” vai além de oferecer brinquedos; trata-se de criar um ambiente onde as necessidades das crianças são atendidas de forma prática e acolhedora, garantindo segurança, conforto e interação com outras crianças”, conta Karoline Chagas que esteve no local em julho para as férias do meio do ano com seus filhos de 5 e 9 anos.
Na vinícola chilena Matetic, localizada no Vale do Rosário, entre os vales de Casablanca e San Antonio, o turismo enológico ganha um toque familiar. Com um tour biodinâmico que inclui crianças, a experiência combina aprendizado e diversão. Durante o passeio, os pequenos descobrem curiosidades sobre o cultivo das uvas, interagem com animais e degustam diferentes tipos de sucos, enquanto os pais saboreiam vinhos premiados e recebem explicações de sommeliers. O hotel-boutique La Casona, no local, dispõe de acomodações adaptadas para famílias, além de jardins amplos e opções de lazer, como passeios de bicicleta e caminhadas, que atendem a todas as idades.
Klaus Ziller, gerente geral do Hilton Morumbi, explica que criaram um espaço kids, com brinquedos e recreação aos finais de semana, exatamente por conta dessa necessidade de famílias que se hospedagem aos finais de semana para fugir da rotina e traziam seus filhos. “O local, localizado no 28º andar, conta com uma equipe de recreação que oferece brincadeiras e atividades especiais, sempre de sexta a domingo. Além disso, também criamos um pacote especial que inclui uma cabaninha com decoração temática para até duas crianças (com colchonetes de 1,20m) e Welcome Kit com muitas guloseimas servido no apartamento, tornando a experiência ainda mais inesquecível. O hotel também oferece um apartamento conjugado que chamamos de Family Room, para dar ainda mais privacidade e conforto, ideal para famílias que desejam uma estada relaxante”, comenta.
O turismo familiar em São Paulo: uma referência nacional
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) também apresenta iniciativas voltadas para o público infantil, com destaque para o recente mapeamento sobre o turismo familiar realizado em parceria com a plataforma São Paulo para Crianças. A pesquisa revelou que parques públicos (71%), restaurantes (66%) e cinemas (56%) são os atrativos mais bem preparados para receber crianças, segundo famílias de 55 destinos paulistas.
Estabelecimentos de 104 municípios foram avaliados e 72% afirmaram estar preparados para receber famílias, priorizando segurança e acessibilidade (60%) e citando melhorias como a inclusão de atividades recreativas, espaços para pets e interatividade digital. Para Priscilla Negrão, do São Paulo para Crianças, ser “child-friendly” vai além de oferecer passatempos. “Trata-se de criar uma estrutura que acolha as crianças de forma segura, com equipes treinadas e uma cultura de empatia, respeitando-as como cidadãs plenas.”
Além disso, a sondagem revelou que famílias buscam opções acessíveis ou gratuitas, com 56% delas realizando passeios com crianças ao menos três vezes ao mês. Locais inclusivos e bem estruturados têm se mostrado não apenas mais atrativos para o turismo familiar, mas também benéficos para toda a cadeia turística.
Direto ao ponto
Nem sempre, ao escolhermos um local que se diz “kids friendly”, sabemos como quem vai receber nossos filhos se preparou para tal. A seguir, Klaus Ziller, do Hilton Morumbi, detalha como seu estabelecimento se prepara para oferecer o melhor para nossos filhos.
Aventuras Maternas – Como vocês treinam a equipe para lidar com o público infantil, garantindo acolhimento e segurança tanto para os pequenos quanto para os pais?
Klaus Ziller – No Hilton São Paulo Morumbi, priorizamos a experiência de todas as famílias, com atenção especial às crianças. Nossa equipe é treinada por meio de programas específicos de atendimento e boas práticas, focados em oferecer um atendimento acolhedor, criativo e seguro. Abordamos desde a comunicação e interação no check-in até a identificação de necessidades específicas das crianças e suas famílias. Também reforçamos protocolos de segurança, como primeiros socorros, garantindo um ambiente seguro e confortável. Além disso, incentivamos a empatia e a personalização do atendimento oferecendo opções personalizadas, para que cada família se sinta única e bem recebida. Dentre as opções de entretenimento para as crianças e suas famílias, temos a piscina, espaço kids, material impresso interativo para sua hospedagem, além da escada Kids para balcão do check-in, tornando a experiência de chegada ao hotel ainda mais inclusiva e inesquecível.
Aventuras Maternas – Que feedbacks das famílias ajudam vocês a melhorar ou implementar novas iniciativas para tornar o local mais amigável às crianças?
Klaus Ziller – Valorizamos muito os comentários das experiências das famílias em nosso hotel, que nos inspira a inovar constantemente. Comentários sobre o conforto e a funcionalidade dos espaços infantis, como espaço Kids e piscina, têm sido fundamentais para ajustes e melhorias. Recentemente, implementamos atividades temáticas e experiências interativas baseadas em sugestões de hóspedes, como oficinas de miçanga para crianças e pacotes de hospedagem com temática de cabana. Os feedbacks também nos ajudam a identificar oportunidades, como criar espaços mais inclusivos e diversificados, reforçando nosso compromisso em oferecer uma experiência inesquecível para crianças e seus pais.