A Novo Nordisk, fabricante do popular Ozempic, anunciou nesta sexta-feira (20) os resultados de um estudo sobre seu novo medicamento, o CagriSema. A novidade promete ser a ‘próxima geração’ de tratamentos para perda de peso.
De acordo com as informações publicadas pela empresa, o estudo mostrou que o CagriSema ajudou pacientes com sobrepeso a perder uma média de 22,7% de seu peso corporal. No entanto, o resultado está abaixo da expectativa da empresa, que mirava 25%.
O estudo sobre o ‘novo Ozempic’
O estudo de fase três teve como objetivo avaliar a eficácia do ‘novo Ozempic’, que combina duas substâncias: semaglutida, já presente no medicamento mais conhecido e no Wegovy, e cagrilintida, novo componente que ajuda a controlar o apetite.
A pesquisa reuniu cerca de 3.400 pessoas com com índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais, ou IMC de 27 com comorbidades associadas ao peso, como hipertensão. Para avaliar os resultados, a Novo Nordisk ministrou uma injeção semanal por 68 semanas.
Os efeitos colaterais mais comuns relatados foram gastrointestinais, como náusea (44%) e vômito (30%) .
A queda nas expectativas e o impacto no mercado
Para a empresa, que compete com a Eli Lilly – fabricante do Mounjaro, o percentual de 22,7% é um avanço, mas não suficiente para garantir o domínio do mercado de medicamentos do setor. Além disso, a quebra de expectativas refletiu nas ações no mercado.
As ações da Novo Nordisk caíram 27% após a divulgação dos dados. Do outro lado, as ações da Lilly subiram mais de 7%. As duas empresas competem pelo mercado que chegou a US$ 24 bilhões em 2023 — um crescimento de sete vezes em apenas três anos.