Donald Trump, o presidente eleito dos Estados Unidos, voltou a sugerir a anexação do Canadá. Em nova provocação ao primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, o mandatário afirmou que o país vizinho poderia se tornar o 51º estado norte-americano.
“Ninguém pode responder por que subsidiamos o Canadá em mais de $100.000.000 por ano?, questionou, usando a rede Truth Social: “Não faz sentido! Muitos canadenses querem que o Canadá se torne o 51º Estado”.
O futuro presidente dos Estados Unidos, que assume o cargo em 20 de janeiro, afirmou que o Canadá economizaria em impostos e proteção militar. “Acho que é uma ótima ideia. 51º Estado!”, finalizou Donald Trump.
A guerra econômica entre Estados Unidos e Canadá?
A nova fala de Trump sobre a suposta anexação do Canadá vem em meio à crise no país vizinho. Nesta semana, a vice-primeira-ministra e ministra das Finanças Chrystia Freeland renunciou aos cargos e deixou o governo do país.
O motivo para a saída foram as divergências com Trudeau sobre o modo de lidar com as ameaças de Donald Trump de impor novas tarifas aos bens e produtos canadenses. Com a crise, o primeiro-ministro do Canadá anunciou mudanças no governo.
Após vencer as eleições contra Kamala Harris, o republicano prometeu colocar tarifas de 25% sobre as importações de Canadá e México. A condição para não assinar o aumento de impostos foi que os países vizinhos tomassem medidas para coibir o tráfico de fentanil e a imigração ilegal.
A taxação colocaria em risco quase 2 milhões de empregos no Canadá, que exporta 75% de seus produtos para os Estados Unidos. Em resposta, o governo canadense anunciou um plano de 1,3 bilhão de dólares em 6 anos para reforçar a segurança na fronteira.
Donald Trump vai anexar o Canadá aos EUA?
A primeira vez que Donald Trump falou sobre anexar o Canadá aos EUA foi durante uma conversa com Justin Trudeau, em novembro. Na ocasião, a ideia era apenas uma brincadeira. Com o tempo, ganhou força e tons de seriedade.
O presidente eleito dos EUA passou a chamar Trudeau de governador, além de chamar o país vizinho de o “grande estado do Canadá”. As mensagens não foram bem recebidas pelos políticos canadenses, que as consideraram uma humilhação ou mesmo uma ameaça.
Embora pareça uma possibilidade distante, a anexação virou motivo de pesquisa. Um levantamento feito pelo Instituto Leger mostrou que a ampla maioria dos canadenses (82%) é contrário à proposta de Trump, enquanto 13% é favorável à incorporação do país aos EUA.