A chegada do ChatGPT no WhatsApp foi oficializada nesta quarta-feira (18) pela OpenAI. A nova ferramenta permite que os usuários interajam com a inteligência artificial diretamente no aplicativo de mensagens.
Com a integração, é possível conversar com o chatbot e solicitar tarefas, como tradução de textos, criação de tarefas e correção de exercícios, por meio da IA. O ChatGPT no WhatsApp ainda não consegue interpretar áudios enviados e nem criar imagens
O serviço ainda está em fase de testes e pode apresentar falhas.
Como usar o ChatGPT no WhatsApp?
A nova ferramenta está disponível gratuitamente e qualquer usuário do WhatsApp pode acessá-la. Basta adicionar o número +1 (800) 242-8478 à lista de contatos e enviá-lo uma mensagem, iniciando a interação com o chatbox.
Também é possível encontrar o número na busca do aplicativo, digitando diretamente. A partir daí, basta enviar suas dúvidas e comandos, assim como o contato realizado diretamente pelo site do ChatGPT. A OpenAI não divulgou qual o limite diário de interações pelo WhatsApp, mas a empresa destaca que a experiência completa do serviço continua no aplicativo ou site próprio.
Call 1-800-CHAT-GPT.
It even works on flip phones and landlines. pic.twitter.com/lT7CoQa1Kn
— OpenAI (@OpenAI) December 18, 2024
Além disso, o ChatGPT no WhatsApp também permite que os usuários façam chamadas telefônicas e interagir com o robô por voz. Para isso, basta ligar para o mesmo número. É possível utilizar a ferramenta por meio de celulares e até telefones fixos.
No entanto, até o momento, a funcionalidade só está ativa para os Estados Unidos.
MetaAI ou ChatGPT?
Vale destacar que além do ChatGPT, o WhatsApp já possui o Meta AI. O assistente de inteligência artificial é integrado nativamente ao aplicativo de mensagens. A função foi disponibilizada em outubro, e é da própria Meta, responsável pelo WhatsApp, Facebook e Instagram.
A IA nativa do app oferece uma versão mais completa, permitindo que os usuários criem imagens por meio de comandos. Além disso, o Meta AI disponibiliza o seu histórico de conversas para oferecer respostas mais personalizadas.
O WhatsApp também conta com o Copilot, assistente de IA da Microsoft. Neste caso, as funções sãosemelhantes ao ChatGPT, já que ambos operam com a mesma tecnologia e a Microsoft é parceira e investidora da OpenAI.
Leia também