O verão é uma estação que pode ser bem difícil para os cães, especialmente para aqueles com características específicas, como pelagem longa, focinho achatado ou sobrepeso. Além disso, animais com idade avançada também precisam de mais atenção. Entenda a seguir como os cachorros sofrem de calor no verão!
Os pets sofrem de calor no verão de forma bem intensa, já que a temperatura corporal deles é naturalmente mais alta que a dos humanos, e eles não têm glândulas sudoríparas como nós. Ou seja, eles dependem da respiração para regular o calor, o que os torna mais vulneráveis às altas temperaturas.
Os cachorros sofrem de calor no verão?
Acontece que o verão, as temperaturas são mais elevadas, e o calor predomina. Além disso, a umidade do ar pode aumentar devido a chuvas rápidas e fortes, o que dificulta a troca de calor dos animais. Isso significa que, durante o verão, os cachorros realmente sofrem com o calor e a umidade.
Os cães com focinho curto, como os braquicefálicos que englobam raças como Shih Tzu, Pug e Bulldogs, são os que mais sofrem com o calor. Isso porque esses animais têm uma anatomia que dificulta a respiração, e como a troca de calor se dá pela respiração, eles acabam sofrendo muito com as altas temperaturas.
Dessa forma, eles não conseguem fazer a troca de calor de forma eficiente e precisam de cuidados redobrados na época de altas temperaturas.
A velhice chegou? 9 sinais de que você tem um pet idoso em casa
Entre os gatos, os persas são mais afetados, não só por terem o focinho achatado, mas também pela pelagem longa, que contribui para o aumento da sensação de calor.
Os animais mais velhos também precisam de atenção redobrada. Já que, com o avanço da idade, eles ficam mais suscetíveis a problemas respiratórios, como pneumonia, que podem ser agravados pelo calor do verão.
Cuidados para proteger os pets no verão
Para garantir o bem-estar dos cachorros e outros pets durante o verão, há algumas dicas simples tidas como cuidados básicos pelos especialistas. Veja abaixo.
- Ambiente arejado e fresco: ofereça sempre um local sombreado e ventilado para o seu cachorro descansar;
- Hidratação constante: mantenha água fresca sempre à disposição do seu pet;
- Controle de parasitas: cuide para que seu cachorro esteja protegido contra pulgas, carrapatos e outros parasitas;
- Vermifugação em dia: mantenha a saúde geral do animal com a vermifugação adequada;
- Atenção aos sinais de sofrimento térmico: fique atenta a comportamentos como respiração ofegante, boca aberta e fraqueza, que podem indicar que o cachorro está sofrendo com o calor.
Com esses cuidados, você pode ajudar seu cachorro a enfrentar o calor do verão com muito mais conforto e segurança!
Leia também:
Dicas para garantir o bem-estar dos pets na virada do ano