Elton John, aos 77 anos, revelou recentemente a frase que gostaria de ver gravada em sua lápide. Em entrevista, o cantor falou sobre o que considera mais importante em sua vida: a paternidade e como ela permeia suas reflexões sobre a vida e a morte. Ele também contou como isso influenciou a escolha da frase para sua lápide: veja esse e outros epitáfios famosos!
A tradição de escolher epitáfios interessantes ou cheios de significado é algo que fascina muitas pessoas, inclusive celebridades. Assim, Figuras públicas, como artistas e autoridades, revelaram, ao longo dos anos, frases que gostariam que estivessem em suas sepulturas, mas nem sempre esses desejos são atendidos.
Na Idade Média, reservavam os epitáfios para membros da nobreza, com textos que narravam seus feitos heroicos. Mas, ao longo dos séculos, essa tradição se espalhou e passou a ser um meio de eternizar a memória de qualquer pessoa, sempre com o intuito de deixar algo positivo para as futuras gerações.
Frase escolhida por Elton John
Durante uma entrevista para a revista americana Time, que o homenageou como Ícone do Ano, o artista comentou sobre a vida, a paternidade e a morte. Ao lado de seu marido, David Furnish, Elton é pai de Zachary, de 13 anos, e Elijah, de 11. “Na minha lápide, tudo o que quero que esteja escrito é: ‘Ele foi um grande pai’”, contou com emoção.
Além dessa revelação, o cantor de “Tiny Dancer” também compartilhou que perdeu totalmente a visão de seu olho direito devido a uma infecção. Ele ainda mencionou ter se livrado de amígdalas, apêndice, próstata, joelhos e quadris originais. “Para ser sincero com vocês, não restou muito de mim”, disse, com seu estilo irreverente.
Outros epitáfios famosos
Entre os epitáfios mais notáveis, está o de Fernando Sabino, escritor mineiro que faleceu em 2004, que escreveu sobre si mesmo: “aqui jaz Fernando Sabino. Nasceu homem, morreu menino.”
Isaac Newton, um dos maiores gênios da história, também deixou seu legado póstumo com uma frase escrita em latim sobre seu túmulo na Abadia de Westminster. “Que os mortais se regozijem por ter existido tamanho ornamento da raça humana”, um reflexo de sua contribuição à ciência.
Frank Sinatra escolheu a famosa frase de sua canção “o melhor ainda está por vir”, que traduz sua visão positiva da vida. Por sua vez, Millôr Fernandes, humorista e desenhista brasileiro, também deixou sua marca com um epitáfio memorável. “A gente só morre uma vez. Mas é para sempre”, elegeu.
Elton John promove primeiro leilão após mais de 20 anos
Mel Blanc, o dublador de personagens como Pernalonga, Patolino e outros, fez questão de marcar sua lápide com a icônica frase: “Isso é tudo, pessoal.” O cineasta Billy Wilder escolheu para sua lápide uma frase de seu filme “Quanto Mais Quente Melhor”. “Eu sou um escritor, mas ninguém é perfeito”, escreveu.
Outros exemplos são o humorista Chico Anysio, cujo epitáfio é a pergunta “E agora, vão rir de quê?”, e o cantor Cazuza, que optou pela frase “O tempo não para”, em sua lápide no Rio de Janeiro.
Esses epitáfios famosos mostram como as palavras podem eternizar sentimentos, ideais e até mesmo características pessoais de quem partiu.
Leia também:
O que Elton John tem? Músico parou de enxergar há quatro meses; entenda