O comunicador Rodrigo Constantino revelou estar enfrentando um câncer. A informação foi compartilhada pelo influenciador conservador durante uma live, na última sexta-feira (13), nos Estados Unidos, onde reside. Para mais de 10 mil pessoas, ele afirmou que o tumor possui “origem na língua”, embora aguarde confirmação final da biópsia.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer bucal, incluindo o câncer de língua, registra mais de 15 mil novos casos por ano no Brasil. Entre os homens, ocupa o quinto lugar entre os mais comuns e, entre as mulheres, o sétimo.
Rodrigo Constantino fala sobre câncer na língua
“Eu estou com 90% a 95%… diagnóstico já, falta só uma biópsia. Isso que eu tenho na garganta não é uma infecção. É, ao que tudo indica, câncer. Vamos usar a palavra. Tumor maligno. Câncer. A princípio, com origem na língua, isso ainda vai ser confirmado”, disse Rodrigo Constantino.
Saúde de Lula: presidente já teve câncer, problema no quadril e cirurgia no crânio
“Estou com as melhores equipes médicas num país que é conhecido pelo tratamento da doença. Vou sempre manter meu otimismo, minha fé em Deus, minha resiliência e gratidão. O que não mata, engorda e traz lições. Isso não vai me matar. Eu vou superar mais essa guerra”, declarou.
Ele também mencionou a responsabilidade de cuidar de seu filho pequeno. Atualmente, Rodrigo Constantino é colunista na revista Oeste. O economista foi demitido da Jovem Pan em janeiro de 2023 e teve suas redes sociais suspensas no Brasil por proferir “discursos de ódio e antidemocráticos”.
Quais são os sintomas de câncer na língua?
Esse tipo de câncer geralmente afeta pessoas acima de 40 anos, especialmente homens, sendo o tabagismo e o consumo excessivo de álcool os principais fatores de risco. Outros fatores incluem infecção por HPV, dieta pobre em frutas e vegetais, histórico familiar de câncer oral e condições como leucoplasia e eritroplasia.
”Achei que era uma afta”, diz neta de Tarsila do Amaral sobre câncer na língua
O câncer de língua frequentemente apresenta sinais como lesões persistentes, manchas brancas ou vermelhas, rouquidão, dificuldade para mastigar e sensação de algo preso na garganta. Segundo a cirurgiã bucomaxilofacial Caroline Ramos, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura podem ultrapassar 90%.
A seguir, AnaMaria mostra os sinais de alerta para o câncer de língua:
- Lesões na língua ou cavidade oral que não cicatrizam por mais de 15 dias: podem se apresentar como feridas abertas ou inchaços persistentes;
- Manchas vermelhas ou esbranquiçadas: também conhecidas como eritroplasia ou leucoplasia, podem ser precursoras de câncer e requerem atenção médica imediata;
- Nódulos no pescoço: a disseminação para os gânglios linfáticos pode causar caroços detectáveis na região cervical;
- Rouquidão ou alterações na voz: crescimento anormal de células na língua pode impactar as cordas vocais;
- Dificuldade para mastigar, engolir ou falar: tumores avançados podem interferir nas funções normais da língua, dificultando ações cotidianas.
Leia também:
Na mira da Justiça, Jovem Pan demite Rodrigo Constantino e Zoe Martinez