O filme ‘O Trem Italiano da Felicidade‘, que contou com uma estreia mundial em outubro, está em destaque no catálogo da Netflix. Baseado em uma história real, a produção é inspirada no livro homônimo de Viola Ardone, que aborda o período pós-Segunda Guerra da Itália.
A sinopse da plataforma de streaming destaca: “Na Itália do fim da década de 1940, uma mulher toma a difícil decisão de mandar o filho para outra cidade. Lá, ele encontra uma vida nova, longe da pobreza”. No Brasil, ‘O Trem Italiano da Felicidade‘ é o sexto filme mais assistido da Netflix desta sexta-feira (13).
Embora ficcional, tanto o longa quanto o livro da autora italiana são inspirados em um fato histórico verdadeiro. Ao abordar um momento doloroso da Itália, o drama emociona o público e, apesar de não ter sido indicado ao Oscar 2025, está entre uma das produções mais impactantes do gênero do ano.
A seguir, confira em AnaMaria o sucesso por trás de ‘O Trem Italiano da Felicidade‘:
‘O Trem Italiano da Felicidade’ é real?
Ambientado em 1946, o filme narra a jornada de Amerigo, um menino de sete anos que nunca saiu de Nápoles. Vivendo na pobreza com sua mãe, Antonietta, ele embarca em um dos “trens da felicidade”, que levava crianças do sul da Itália para o norte, onde eram acolhidas por famílias dispostas a oferecer uma vida melhor. No novo lar, Amerigo experimenta outra realidade ao lado de Derna, sua generosa anfitriã. Porém, o menino enfrenta escolhas difíceis que transformam sua vida para sempre.
Amerigo é fruto da ficção, no entanto, a obra se inspira na história real dos “Treni della felicità” (“Trens da Felicidade”, em tradução livre), uma iniciativa organizada pelo Partido Comunista Italiano e pela Unione Donne Italiane (UDI). Entre os anos 1945 e 1952, inúmeras crianças das regiões mais carentes do sul da Itália foram levadas para o norte em busca de um futuro melhor.
Virgem Maria: por que novo filme bíblico da Netflix causou tanta polêmica?
“As famílias anfitriãs não eram ricas, ainda estamos falando do período pós-guerra e a pobreza em Itália era gritante por todo o lado. Contudo, onde duas crianças podiam ser alimentadas, quatro também podiam ser alimentadas, para que a família de origem pudesse sustentar as crianças mais novas e recuperar dos desastres da guerra”, explicou Giovanni Rinaldi autor de ‘Os trens da felicidade. Histórias de crianças viajando entre duas Itálias’, em entrevista ao site Barinedita em 2014.
Elenco de ‘O Trem Italiano da Felicidade’
No elenco, Serena Rossi interpreta Antonietta, mãe de Amerigo Speranza (Christian Cervone), um menino de sete anos que vive em Nápoles. Ao enviá-lo para o norte, ele embarca em uma viagem e sua nova casa é com Derna (Bárbara Ronchi), uma mulher solteira e afetuosa. O filme ainda é dirigido por Cristina Comencini.
Assista ao trailer de ‘O Trem Italiano da Felicidade‘:
Leia também:
O Trem Italiano da Felicidade: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme