O presidente Lula passou por uma cirurgia de emergência na madrugada da última terça-feira (10) para tratar de uma hemorragia intracraniana. Segundo os médicos, ele passa bem e deve seguir na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por 48 horas, sob monitoramento. O susto, entretanto, levantou atenção para a saúde de Lula, que tem 79 anos e um histórico médico complexo. Relembre a seguir.
O dedo mindinho
Ainda em 1964, quando era torneiro mecânico da metalúrgica Independência, na Vila Carioca, em São Paulo, Lula perdeu o dedo mínimo da mão esquerda. O presidente já contou em entrevistas que, em um dos turnos da madrugada, uma das prensas quebrou.
Ele chegou a fazer um parafuso para consertá-la, mas o prensista se distraiu e largou a prensa, que fechou em cima do dedo mínimo de Lula.
Caso de bursite
O presidente já teve que lidar com inflamações crônicas nos dois ombros. A doença, que causa dores, era uma consequência de esforço exagerado e repetitivo. O caso aconteceu durante a campanha presidencial de 2002.
Duas torções
Em seus dois primeiros mandatos, Lula sofreu duas torções e precisou ficar afastado dos compromissos do cargo de presidente. A primeira foi em novembro de 2003, quando ele precisou ficar com o pé esquerdo imobilizado. A segunda aconteceu três anos depois, desta vez no pé direito, em que ele precisou de uma cadeira de rodas durante uma cúpula com países africanos.
Pólipo nasal
Em 2005, Lula descobriu que tinha um pólipo nasal. Apesar de ser benigno, o presidente fez uma cirurgia para retirá-lo, uma vez que prejudicava sua respiração.
Internação de emergência
Uma crise de hipertensão levou Lula a uma internação de emergência. Em janeiro de 2010, quando viajava para o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, Lula viu sua pressão subir demais.
Assim, ele retornou para o Brasil e ficou internado em Recife (PE) por apenas uma noite. Sua agenda, entretanto, foi cancelada por três dias após orientação dos médicos.
Câncer na garganta
Em outubro de 2011, quando já havia deixado a presidência há um ano, Lula foi diagnosticado com câncer na garganta, isto é, na laringe. Ele passou por sessões de radioterapia e quimioterapia, se curando da doença.
Anos depois, no entanto, em 2022, Lula apresentou uma lesão na laringe. Os médicos descartaram que seria a volta do câncer e constataram que se tratava de uma lesão na prega vocal esquerda que pode atingir a mucosa. Ele passou por uma cirurgia para retirá-la.
Covid-19
Durante a pandemia, Lula teve covid-19 por duas vezes, uma em dezembro de 2020 e outra em junho de 2022 – quando já estava vacinado. Em ambas, ele esteve assintomático e teve uma boa recuperação.
Outra bursite
Em fevereiro de 2023, Lula precisou de atendimento médico para lidar com fortes dores nas pernas. Era uma bursite no joelho. Foi necessário infiltrações e medicações para tratar da inflamação e diminuir o atrito de articulação.
O quadril
Dores no quadril começaram a incomodar a saúde de Lula em julho de 2023 e, por isso, ele passou por um procedimento para aliviar a artrose. Meses depois, o presidente fez uma cirurgia para colocar duas próteses de metal e porcelana na região.
Na mesma cirurgia, Lula fez uma blefaroplastia. Trata-se de um procedimento para retirar o excesso de pele das pálpebras.
Leia mais:
Lula passa por cirurgia às pressas após sentir dor de cabeça
Craniotomia? Hemorragia intracraniana? Entenda termos relacionados à cirurgia de Lula
Queda de idosos: cuidados com cada cômodo da casa para evitar acidentes como o de Lula