Cada dia mais amado pelos brasileiros, o vinho já se tornou indispensável em muitas casas. Dados da consultoria especializada IWSR revelou que o consumo da bebida, no Brasil teve um aumento de 2,7 litros per capita ao ano. Com isso, cresce também o interesse em ter uma adega em apartamento para garantir o armazenamento ideal da bebida.
Quanto a isso, não tem muito o que fazer: para que o vinho revele todo o seu potencial, é fundamental que ele seja armazenado em um local adequado. Por isso, as adegas têm ganhado destaque nos projetos de interiores, unindo funcionalidade e estilo.
Porém, ao contrário do que muita gente imagina, não é necessário um espaço muito grande para ter uma adega funcional e estilosa. A arquiteta Daniela Funari explica à AnaMaria que ideias práticas que irão te ajudar a investir em uma adega em apartamento.
Segundo a especialista, o primeiro passo é integrar a adega ao projeto de interiores. “É preciso analisar o projeto como um todo para instalar a adega em uma área que seja integrada com a proposta estética de todo o projeto de interiores, para que não se torne um ambiente à parte no décor”, conta.
Outra diga é reservar um espaço logo no início do planejamento. De acordo com a profissional, isso também facilita a instalação, seja de uma adega climatizada planejada ou adquirida separadamente.
Além disso, a arquiteta destaca a importância de definir o objetivo da adega: “É preciso refletir se será um espaço para armazenar uma grande coleção de vinhos ou whiskies, se atenderá muitos convidados ou se será mais compacta, com menor volume de garrafas. Fazer esse briefing inicial é essencial”.
Para completar, ela sugere incluir acessórios próximos à adega, como cristaleiras, carrinhos-bar, bandejas e abridores, para facilitar o momento de servir as bebidas.
Mesmo para apartamentos pequenos, há soluções práticas. Daniela recomenda explorar a verticalidade e integrar a adega à marcenaria: “É possível acomodar a adega em nichos verticais, executados sob medida através da marcenaria, ou instalá-la próxima ao buffet, caso se tenha um na sala de jantar”. Para esses casos, ela sugere modelos compactos que armazenam entre 12 e 24 garrafas.
A arquiteta Ana Rozenblit, responsável pelo escritório Spaço Interior, concorda e acrescenta que a marcenaria é a grande aliada para quem deseja uma adega em apartamentos compactos.
“É cada vez mais comum morarmos em apartamentos compactos e com metragens mais limitadas. Mas isso não significa que não exista espaço para uma adega ou cantinho do bar, caso seja o desejo dos moradores”, explica Ana.
Ela destaca a possibilidade de personalizar cada área disponível: “Com a marcenaria, personalizamos a área disponível, trabalhando na vertical e criando prateleiras e nichos”.
Nessas situações, Ana recomenda sempre contar com um profissional de arquitetura que possa entender as necessidades específicas do ambiente e propor soluções sob medida.
“É preciso analisar se a peça adquirida é compatível com o projeto. No caso da marcenaria inteligente desenhada por um profissional, conseguimos conquistar um móvel que envelope bem a adega e ajude na organização das garrafas”, finaliza.
Sobre as condições ideais, Daniela alerta: “É essencial cuidar da temperatura e da umidade, pois são fatores que interferem diretamente na qualidade da bebida”. Ela ressalta que a incidência de sol pode alterar o sabor dos vinhos e reforça a importância de escolher um local bem protegido.
Já em relação aos materiais, a madeira é uma das principais escolhas, mas há opções para todos os estilos. “A marcenaria sob medida oferece uma boa estrutura para executar adegas. Porém, existem empresas especializadas em confeccionar móveis personalizados e climatizados, que atendem às necessidades do contratante”, orienta Daniela.
O investimento para montar uma adega varia conforme o projeto. Segundo Daniela, é preciso estudar o objetivo de cada espaço. “Se for uma adega sob medida para muitas garrafas, o valor será maior. Já uma adega para menos garrafas pode sair mais em conta”, explica.
Leia também:
Como escolher os tampos de mesa para salas de jantar e áreas gourmet?
Apartamento pequeno: como otimizar o espaço com dicas criativas?