O presidente Lula passou por uma cirurgia às pressas na madrugada desta terça-feira (10) após sentir uma forte dor de cabeça. De acordo com o boletim médico, o procedimento foi necessário para drenar uma hemorragia intracraniana.
Aos 79 anos, o presidente foi examinado no Hospital Sírio-Libanês de Brasília e, logo em seguida, transferido para São Paulo, onde Lula passou pela cirurgia de emergência – uma craniotomia – na unidade paulista da instituição médica.
De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, a cirurgia aconteceu sem intercorrências e o presidente passa bem. Ele está se recuperando e sendo monitorado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
O mesmo boletim informa que o quadro hemorrágico de Lula é decorrente do acidente doméstico que ele sofreu no dia 19 de outubro. Na ocasião, o presidente caiu no banheiro do Palácio do Alvorada, enquanto cortava as unhas do pé. Ele não precisou de cirurgia, fez uma pequena sutura e seguiu sob acompanhamento médico por mais de um mês.
Na manhã desta terça, a equipe médica divulgará um novo boletim e dará mais informações sobre o estado de saúde do presidente em uma coletiva de imprensa.
Ver essa foto no Instagram
Agenda de Lula está cancelada
Uma vez que Lula passou por cirurgia às pressas, sua agenda do dia está cancelada. Nesta terça-feira, o presidente estaria na recepção oficial e na reunião com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, que faz uma visita oficial ao Brasil.
Além disso, Lula também iria se encontrar Rui Costa, Renan Filho e Nísia Trindade, ministros da Casa Civil, dos Transportes e da Saúde.
Até que receba liberação médica, Lula deve ficar afastado dos compromissos oficiais.
Leia mais:
Hematoma no cérebro – entenda o que pode acontecer se esse diagnóstico for confirmado em Lula
O que aconteceu com Lula? Presidente sofreu acidente doméstico
Como prevenir dificuldades de equilíbrio em idosos e evitar quedas
Comentários 3