O encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris, neste domingo (11), estendeu o tapete vermelho para quem entende muito do assunto: Los Angeles 2028. A próxima edição das Olimpíadas chega aos Estados Unidos com a promessa de unir a paixão esportiva com o glamour de Hollywood.
A Cidade dos Anjos recebeu a famosa bandeira de cinco anéis com uma festa digna dos melhores filmes, ainda na cerimônia na capital francesa. Tom Cruise, efeitos especiais e muita pirotecnia. Essa é a terceira vez que os maiores esportistas do mundo desembarcam por lá.
A cidade norte-americana também recebeu os Jogos Olímpicos de 1932 e 1984. A próxima Olimpíada marca a quinta vez dos EUA, que também foi anfitrião de Saint Louis (1904) e Atlanta (1996). Mas, afinal, o que esperar de Los Angeles 2028?
A próxima Olimpíada
A cerimônia de abertura de Los Angeles 2028 acontece em 14 de julho de 2028. Já o encerramento será pouco mais de duas semanas depois, em 30 de julho. Os Jogos Paralímpicos têm sua abertura em 15 de agosto, enquanto a cerimônia que fecha o evento é em 27 de agosto.
Los Angeles 2028 vai receber, ao todo, mais de 50 esportes olímpicos e paralímpicos. Para os mais de 800 eventos, a cidade aposta em sustentabilidade, já que os organizadores garantem que nenhuma construção nova e permanente será necessária.
Para isso, algumas adaptações serão realizadas. O SoFi Stadium, que recebeu a estreia da Seleção Brasileia na Copa América 2024, receberá uma piscina olímpica. Já as moradias estudantis da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) serão transformadas na Vila dos Atletas.
Por outro lado, há uma promessa que Los Angeles 2028 não sabe se irá conseguir cumprir: que os Jogos Olímpicos serão “livre de carros”. De acordo com Karen Bass, prefeita da cidade, o transporte público será o único meio de acesso às avenidas escolhidas para a vila olímpica.
O investimento total previsto para o evento é de US$ 7 bilhões. Destes, US$ 1 bilhão será direcionado apenas para o transporte público. Vale mencionar que Los Angeles é conhecida justamente por seus congestionamentos.
Esportes chegando — e outros saindo
Futebol, basquete, tênis, ginástica e tantos outros são presença certas! Porém, os esportes mais tradicionais estão longe de serem os únicos. Los Angeles 2028 marca a estreia (ou retorno) de modalides pouco conhecidas pelo grande público.
É o caso do críquete, que volta fará parte dos Jogos Olímpicos pela primeira vez desde 1900. O lacrosse, beisebol masculino/softbol feminino, squash e flag football (futebol de bandeira) também estarão por lá. Os novatos surfe, skate e escalada esportiva, que estrearam em Tóquio 2020, seguem para a próxima edição das Olimpíadas.
Por outro lado, também há esporte deixando a grade de Los Angeles 2028. É o caso do breakdance, que deu o que falar em Paris 2024. Outras modalidades também podem ficar de fora, como é o caso do boxe, que tem a participação debatida por polêmicas com a federação.
Italiana abandona luta contra atleta reprovada em teste de gênero; entenda a polêmica nas Olimpíadas
Os atletas brasileiros
O Brasil encerrou a participação em Paria 2024 com 20 medalhas no total, sendo três ouros, sete pratas e dez bronzes. O resultado deixou o país na 20ª posição no quadro de medalhas. E qual a expectativa para Los Angeles 2028?
Os resultados, claro, dependem de uma série de fatores, como o investimento no esporte e a condição física dos atletas. No entanto, há boas notícias: diversos medalhistas seguirão em condições de novas conquistas nas Olimpíadas disputadas nos Estados Unidos.
- Rayssa Leal, prata em Tóquio e bronze em Paris, terá 20 anos em Los Angeles 2028;
- Beatriz Souza, ouro no judô, terá 30 anos;
- Duda e Ana Patrícia, dupla de ouro no vôlei de praia, terão 30 em 2028;
- No surf, Gabriel Medina, bronze em Paris, estará com 34 anos;
- A também surfista Tati Weston-Webb, que trouxe a prata, terá 32 anos;
Rebeca Andrade, que garantiu quatro medalhas e premição financeira recorde, não confirmou a presença em Los Angeles. A ginasta terá 29 anos. No entanto, poucos atletas da modalidade competem depois dos 30. Vale lembrar que ela passou por lesões graves nos últimos anos.
Maior medalhista brasileira: conheça a história de Rebeca Andrade
Entre os destaques internacionais, a britânica Keely Hodgkinson, ouro nos 800m femininos, terá 26 anos em Los Angeles 2028. A mesma idade que terá Léon Marchand, nadador francês que garantiu quatro medalhas de ouro em Paris 2024.