Você sabia que o voluntariado para idosos tem diversos benefícios para a terceira idade? Mais do que ajudar o próximo, ser voluntário nessa fase da vida pode ser uma excelente maneira de manter a mente ativa, combater o isolamento social e promover o envelhecimento saudável.
A expectativa de vida no Brasil tem aumentado de forma constante e, de acordo com o estudo World Population Prospects, da ONU, a população idosa tende a crescer cada vez mais.
Em 1960, a expectativa de vida média no Brasil era de 53 anos. Hoje, esse número subiu para 76 anos — um aumento de mais de 20 anos em poucas décadas. O estudo também revela que as mulheres no Brasil têm uma expectativa de vida maior do que os homens.
Benefícios de ser voluntário na terceira idade
Segundo a Pesquisa Voluntariado do Brasil, mais de 37% das pessoas que praticam atividades voluntárias no país têm 50 anos ou mais. Nesse grupo, 51% é composto por mulheres.
A ASA, organização da sociedade civil, é um exemplo disso. Essa instituição oferece serviços de educação e assistência social para pessoas em situação de vulnerabilidade social e tem a maior parte das voluntárias tem entre 70 e 90 anos, embora também haja homens e pessoas mais jovens engajados nas atividades.
Para Maria Estela (Teli) Penteado Cardoso, atual vice-presidente do Conselho de Administração da ASA e coordenadora do Programa de Voluntariado, a experiência mostra que prática de atividade não remunerada em prol de uma causa se tornou uma importante ferramenta para o envelhecimento ativo.
“Ela promove a inclusão social e funciona como suporte emocional diante de sentimentos de solidão, isolamento e sintomas depressivos – comuns na faixa etária a partir dos 60 anos”. Vale lembrar que o luto, a separação, o sentimento de incapacidade, a mudança hormonal, entre outros fatores impactam diretamente a saúde mental das pessoas idosas.
Nesse sentido, Teli defende que o trabalho voluntário pode trazer um novo propósito de vida que contribui com a autoestima, além de manter corpo e mente ativos.
Voluntariado para idosos: como escolher atividades?
Quando se trata de voluntariado para idosos, a escolha da atividade é essencial. O segredo para manter o entusiasmo e o engajamento é selecionar algo que a pessoa realmente goste e tenha prazer em fazer.
Existem diversas opções, desde o trabalho com artesanato e oficinas até a participação em brechós ou programas educativos. O importante é encontrar um propósito que se conecte com as experiências e interesses de cada um.
De acordo com Teli, o mais importante é que o voluntário se sinta realizado e motivado a continuar contribuindo. “A idade não deve ser limitadora. O que importa é a vontade de ajudar e de transformar vidas”, afirma ela.
Por isso, os benefícios de ser voluntário na terceira idade são imensos: não apenas melhora a saúde física e mental, mas também ajuda a criar laços de amizade e solidariedade.
O envolvimento em atividades voluntárias é, portanto, uma forma poderosa de manter a qualidade de vida. Além de garantir que a jornada da terceira idade seja repleta de significado, alegria e conexão com os outros.
Leia também:
Moradores de Rua e seus Cães: conheça a ONG que já ajudou mais de 100 mil pessoas e seus pets
Como fazer novos amigos? Veja dicas para expandir seu círculo social
Comentários 1