A série sobre Ayrton Senna, produzida pela Netflix, enfrentou um significativo desafio ao tentar recriar os icônicos circuitos de Fórmula 1 nos quais o lendário piloto brasileiro competiu. Para representar com precisão 19 pistas localizadas em 12 países distintos, a produção optou por cenários que se mantiveram inalterados ao longo do tempo e até utilizou um aeroporto desativado. A seguir, saiba como a plataforma recriou as cenas de corrida de ‘Senna’.
Grande parte das sequências de corrida foi realizada no Autódromo Oscar e Juan Gálvez, situado em Buenos Aires. Este local, que serviu como base de produção na Argentina, apresenta uma pista de 4.259 km, caracterizada por suas longas retas e curvas rápidas, além de setores lentos que possibilitam a recriação de diferentes traçados.
Vicente Amorim, diretor-geral da série, destacou que este autódromo é um dos poucos construídos originalmente para a Fórmula 1 que não passou por transformações significativas nos últimos anos. “Ele mantém características arquitetônicas e de engenharia semelhantes aos circuitos históricos que precisávamos reproduzir, como Interlagos, Silverstone e Suzuka”, explicou.
Para representar o Grande Prêmio de Mônaco de 1984, as filmagens ocorreram no antigo Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu. A pista principal foi habilmente montada no estacionamento desativado do local, fechado desde 2009. “O trabalho de recriação foi meticuloso e nos transportou para Mônaco das décadas de 1970 e 1980”, afirmou Amorim.
Senna: 5 momentos marcantes da carreira e da vida do piloto retratados em série da Netflix
A equipe brasileira permaneceu na Argentina por seis meses para as gravações. Além dos autódromos preservados no tempo, a arquitetura local também favoreceu a produção ao permitir que muitas cenas ambientadas na Europa fossem capturadas nas ruas argentinas.
Julia Rezende, diretora da série, ressaltou que a produção conseguiu recriar circuitos como Suzuka, Ímola e Estoril na Argentina. Outros locais utilizados incluíram os autódromos de La Plata, Olavarría e San Cayetano, bem como o Autódromo Owners Club na Argentina e o Víctor Borrat Fabini no Uruguai.
As cenas de corrida em ‘Senna’ envolvendo as categorias Fórmula Ford e Fórmula 3 foram filmadas no Autódromo de Balcarce, cidade natal do pentacampeão Juan Manuel Fangio. Já o Campeonato Mundial de Kart de Estoril de 1979 teve suas cenas capturadas no Kartódromo de Mar del Plata.
Curiosidades sobre Senna
- Filmado em 4 países (Brasil, Argentina, Uruguai, Irlanda do Norte);
- Com pós-produção e VFX em 4 países (EUA, Canadá, Espanha e Brasil);
- Um total de 325 diárias de filmagem entre 2 unidades de filmagens, além do estúdio de Led;
- Uma equipe principal de 2.206 pessoas, sendo 569 brasileiros;
- Contando toda a equipe de VFX e produção, tivemos um total de 3.374 pessoas;
- Elenco total de 231 atores e atrizes de 9 países diferentes, representando 18 nacionalidades;
- 14.446 figurantes
Leia mais:
‘Senna’: por que Galisteu aparece tão pouco e Xuxa tem um episódio inteiro?
Senna no Netflix: o que é real e o que é ficção na série?