Escolher os tampos de mesa ideais para salas de jantar e áreas gourmet vai muito além de design e estética. Embora possa passar despercebido, esse elemento tem papel importante na funcionalidade do móvel, influenciando na durabilidade e praticidade no uso diário.
Além disso, a escolha do material do tampo pode impactar a convivência no espaço, garantindo momentos agradáveis durante refeições e reuniões. Por isso, é necessário levar em consideração aspectos como o uso pretendido da mesa e a frequência do uso na hora de escolhê-los.
“Esse não é um simples detalhe, pois essa base é responsável pela sustentação dos pratos servidos, bem como as variações térmicas entre o quente e o frio e a umidade dos copos”, enumera a arquiteta Vanessa Paiva, sócia no escritório Paiva e Passarini Arquitetura, ao eleger uma mesa para um projeto.
Materiais mais utilizados em tampos de mesa
Antes de decidir o material dos tampos de mesa, é fundamental avaliar o local de uso – sala de jantar ou área gourmet, o espaço disponível e a frequência de uso. Para ajudar, a especialista e a também arquiteta Claudia Passarini listam os materiais mais utilizados e seus benefícios.
- Madeira
A madeira é amplamente utilizada devido à sua resistência e durabilidade, principalmente quando recebe o tratamento adequado. Segundo Claudia Passarini, com a proteção certa, é possível evitar manchas e facilitar a limpeza: “Fica muito difícil encontrar uma marca de copo”, exemplifica. O material é ideal para áreas gourmet, já que não absorve gorduras e é prático para manutenção. - Laca
A laca é um tipo de pintura que pode ser aplicada em diversos materiais como madeira, ferro e vidro. Ela oferece um acabamento visualmente elegante, com opções de brilho ou fosco e tem a durabilidade a corrosão natural com o tempo como seu principal ponto positivo.Por outro lado, é considerado frágil quando comparado à resistência da madeira, por exemplo. Por isso, exige cuidados extras, especialmente em mesas de jantar. Vanessa sugere o uso de uma camada de vidro para proteger o acabamento contra riscos e altas temperaturas. - Vidro
O vidro, embora associado à fragilidade, é bastante resistente quando possui a espessura adequada. Sua superfície lisa facilita a limpeza, e o material se adapta a diferentes estilos decorativos, do clássico ao contemporâneo. No entanto, deve-se tomar cuidado com arranhões, como alerta Vanessa. - Pedra
Praticidade e durabilidade: essas são duas das principais características da pedra, que apresenta grande resistência a riscos e altas temperaturas. Claudia ressalta que o uso do material pode sobrecarregar visualmente o ambiente caso já existam outros elementos minerais no espaço, sendo importante equilibrar sua aplicação. - Aço corten
Conhecido por sua durabilidade e estética industrial, o aço corten é considerado uma escolha sustentável. Vanessa e Claudia ressaltam que esse material envelhece bem, ganhando um aspecto mais bonito com o tempo, semelhante à madeira de demolição.“É o material queridinho em nosso escritório”, confessam Claudia e Vanessa - Sintético
Mesas de material sintético com alumínio, são ideais para áreas externas devido à resistência a intempéries. Segundo Claudia, sua estabilidade e durabilidade garantem bom desempenho mesmo sob exposição constante ao sol e à chuva, além de serem fáceis de limpar.
Escolha do formato dos tampos de mesa
O formato dos tampos da mesa também influenciam na funcionalidade e estética do ambiente.
- Redonda: recomendada para espaços pequenos ou ambientes com crianças, pois elimina o risco de acidentes com quinas e melhora a circulação.
- Retangular ou oval: adapta-se melhor a espaços mais amplos, especialmente em cômodos alongados.
- Quadrada: indicada para salas com proporções simétricas, permitindo acomodar pessoas de forma equilibrada.
Além disso, o número de usuários da mesa e a frequência de uso devem ser considerados para garantir o conforto e a funcionalidade do espaço.
Cuidados com os tampos de mesa
A manutenção dos tampos de mesa é essencial para preservar a durabilidade do material. O uso de bases para panelas, copos e jogos americanos é altamente recomendado para evitar danos causados por calor, umidade ou atrito. Além disso, seguir as instruções do fabricante é fundamental para manter a aparência e a resistência da superfície.