Se você sempre acorda espirrando, a culpa pode ser da sua cama. De acordo com a alergista Solange Rodrigues Valle, da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia do Rio de Janeiro (ASBAI-RJ), o colchão é grande causador de alergia. Afinal, concentra mais de 2 milhões de ácaros vivos! Outros fatores também contribuem para o acúmulo de poeira no quarto, desencadeando crises respiratórias. A poluição é um deles. Que atire a primeira flanela quem nunca limpou a cômoda e, no dia seguinte, ela já estava empoeirada de novo! Como o tempo anda bem seco na maior parte do país, a situação piora. Mas calma, tem jeito!
Medidas simples que ajudam
1) Mantenha o ambiente arejado para evitar o mofo e a umidade.
2) Coloque mantas, cobertores e travesseiros para tomar sol de manhã. Isso ajuda a combater ácaros. Pelo menos uma vez por semana, faça o mesmo com o colchão.
3) Envolva o colchão e os travesseiros com capas impermeáveis de TNT ou poliuretano (à venda em lojas de enxoval). Elas bloqueiam a passagem dos ácaros, que, sem poder se alimentar, acabam morrendo.
4) Substitua cortinas por persianas: elas acumulam menos pó e podem ser limpas só com pano úmido. Se não der, lave as cortinas a cada 15 dias. Entre uma lavagem e outra, aspire-as com o bocal de escova do aspirador.
5) Evite carpete e tapete de pelo alto, onde ácaros e poeira se acumulam. O ideal é se livrar deles e optar por piso de madeira ou frio.
6) Lave os lençóis com água quente e seque-os, de preferência, ao sol.
7) Evite bichos de pelúcia ou, então, mantenha-os dentro de sacos plásticos, em cima de prateleiras.
8) Use travesseiros antiácaros. Atenção: eles têm prazo de validade. Troque-os a cada dois anos.
9) Passe um pano úmido nos móveis e no chão sempre que puder. E nada de vassoura!