Arroz branco
O prato está todo dia na mesa dos brasileiros e mesmo assim os candidatos conseguiram errar nele… Iranete, por exemplo, queimou o grão e levou uma bronca daquelas dos jurados!
Ingredientes
- ¼ de cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 xícara (chá) de arroz
- 1 colher (chá) de sal
- 2 xícaras (chá) de água
Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o arroz e frite por dois minutos. Então, coloque o sal e refogue por mais um minuto. Ponha a água, abaixe o fogo e deixe a tampa semiaberta. Assim que evaporar toda a água, desligue o fogo e deixe a panela tampada por cinco minutos. Sirva!
Truque do chef: Para o arroz ficar bem soltinho, como a maioria das pessoas gosta, a quantidade de água é fundamental! Com a panela arcialmente tampada, como na nossa receita, é sempre uma medida de arroz para duas de líquido. Será sucesso na certa!
Ganache de chocolate
A receita é uma das mais versáteis da confeitaria! Serve como recheio, cobertura, trufa… No programa, Rodrigo pisou na bola e deixou o creme duro como pedra!
Ingredientes
- 250 g de chocolate meio amargo
- ½ xícara (chá) de creme de leite sem soro
Modo de preparo: Aqueça o creme de leite até quase ferver. Retire do fogo e misture com o chocolate cortado em pequenos pedaços. Continue mexendo até derreter tudo. A mistura precisa ficar bem lisinha.
Truque do chef: Caso a ganache endureça, pingue um pouco de leite integral, aos poucos, até que ela volte ao ponto certo.
Suflê de legumes
Murcho, pesado, cru, com cheiro de ovo… Os concorrentes do reality não conseguiram mesmo agradar com o clássico francês!
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de leite integral
- 1 folha de louro
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 3 gemas
- ¼ de xícara (chá) de cenoura picada
- ¼ de xícara (chá) de abóbora picada
- ¼ de xícara (chá) de ervilha
- ¼ de xícara (chá) de espinafre
- 1 colher (chá) de sal
- 250 ml de água
- 4 claras
- 100 g de queijo parmesão ralado
Modo de preparo: Unte uma forma própria pra suflê. Aqueça o leite com o louro, desligue o fogo e deixe a folha por 10 minutos. Numa panela, derreta a manteiga, adicione a farinha e cozinhe por dois minutos. Em fogo baixo, vá jogando o leite aos poucos. Mexa por cinco minutos. Retire do fogo e junte as gemas. Reserve. Cozinhe os vegetais na água e sal e bata-os no liquidificador. Misture esse purê ao leite. Bata as claras e incorpore-as delicadamente com o creme. Ponha o queijo. Asse no forno em banho-maria por 20 minutos. Sirva imediatamente.
Truque do chef: É fundamental que as claras estejam geladas na hora de bater. Apesar de demorar mais para chegar ao ponto, o ovo gelado é mais estável e uniforme. Outra dica de ouro: incorpore as claras bem devagarinho – ou pode saber: seu suflê vai murchar!
Musse de chocolate
Ao mesmo tempo em que deve ser consistente, o doce precisa derreter assim que posto na boca. A chef Paola Carosella não perdoou a gelatina na receita de Iranete.
Ingredientes
- 200 g de chocolate
- meio amargo
- 50 g de manteiga
- 2 gemas
- 4 claras
- 2 colheres (sopa) bem cheias de açúcar
- 1 pitada de sal
- 100 g de castanha-do-pará picada para decorar
- Açúcar de confeiteiro para decorar
Modo de preparo: Leve ao micro-ondas ou ao banho-maria o chocolate meio amargo, a manteiga e as gemas. Aqueça até obter uma mistura homogênea. Numa batedeira ou com auxílio de um fuet, bata as claras em neve com o açúcar. Incorpore-as com delicadeza ao chocolate. Ponha o creme em taças e leve ao refrigerador por, no mínimo, seis horas. Antes de servir, decore com castanha-do-pará picada e açúcar de confeiteiro.
Truque do chef: O pulo do gato para a musse perfeita é prepará-la com 12 horas de antecedência. Além disso, a clara deve ser batida gelada e depois incorporada bem devagar.
Bife à milanesa
Crocante e saboroso, o prato acaba virando um desastre quando o empanado fica soltando da carne, como aconteceu com o filé do Fernando.
Ingredientes
- 4 bifes de contrafilé sem gordura
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 ovos batidos
- 8 colheres (sopa) de farinha de rosca
- Óleo para fritura
Modo de preparo: Tempere os bifes com sal e pimenta-do-reino. Então, passe-os na farinha de trigo e, em seguida, no ovo batido. Finalize com a farinha de rosca. Frite no óleo a 160 °C. Escorra bem num papel-toalha e sirva.
Truque do chef: Cuidado com o óleo. Quando frio, encharca e solta a massa da carne. Quando quente demais, queima o lado de fora sem cozinhar. Caso você não tenha um termômetro de cozinha, jogue a massa no óleo: se afundar, está frio; se escurer logo, está muito quente.
Torta de maçã
Aritana apresentou uma torta com massa grossa, quase crua e aguada. Zero de sabor!
Ingredientes
Massa
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo com fermento
- 250 g de manteiga sem sal em cubos
- ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
Recheio
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 8 maçãs descascadas e cortadas em lâminas finas
- ½ colher (sopa) de canela
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de noz- moscada
- 1 ovo batido para pincelar
Modo de preparo
Massa: Misture o açúcar e a farinha, e incorpore a manteiga com as mãos. Faça um buraco no centro e coloque o creme de leite, aos poucos. Com um rolo, abra metade da massa. Se precisar, polvilhe farinha. Coloque-a numa assadeira com o fundo removível.
Recheio: Jogue o limão na maçã para ela não escurecer e deixe por cinco minutos. Enquanto isso, mescle a canela, o açúcar e a
noz-moscada. Reserve. A fruta vai soltar um caldo. Descarte-o e, então, envolva a maçã com a mistura de açúcar. Ponha tudo na forma. Abra a outra metade da massa e cubra a torta. Pincele o ovo e asse por 45 minutos.
Truque do chef: Não se esqueça de descartar o líquido que a maçã vai soltar enquanto estiver em contato com o limão. Assim, a massa ficará sequinha e crocante!
Fonte: Dalton Rangel, chef do Hoje em Dia, da Record