Assim como é com os seres humanos, problemas de saúde nos cães também são comuns. No entanto, diferentemente de nós, eles não conseguem expressar verbalmente o que sentem. Por isso, os tutores devem ficar atentos às mudanças de comportamento que podem indicar a presença de algum desconforto ou condição médica.
Mas qual mudança merece um alerta especial na saúde canina? Como identificá-las? É o que AnaMaria te mostra. De mudanças comportamentais aos sintomas físicos: aprenderá a observar e interpretar os principais sinais que seu pet não vai bem é essencial.
A identificação desses sinais de problemas de saúde nos cães pode fazer toda a diferença na hora de buscar ajuda profissional e iniciar um tratamento adequado. Isso porque o rápido encaminhamento aos especialistas é essencial para que seu amigo de quatro patas receba o cuidado necessário a tempo.
Muitas vezes, pequenas alterações no apetite, na mobilidade ou até mesmo no humor do cachorro podem ser os primeiros indícios. A seguir, você confere os sinais de alerta para dores ou outras condições médicas mais comuns para os bichanos.
Sinais de problemas de saúde nos cães
- Mudanças no apetite
Seu cachorro parou de comer ou passou a comer muito mais do que o habitual? É hora de prestar mais atenção nele. As mudanças no apetite são umas das primeiras indicações de que algo pode estar errado com a saúde do animal doméstico.
Normalmente, alterações do tipo estão ligadas às dores ou desconfortos. Em ambos os casos, é recomendado levá-lo a um médico-veterinário.
Cachorro come rápido demais: o que fazer?
- Alterações no comportamento
Os cães são animais enérgicos e que amam brincadeiras. Por isso, se o seu amigão passou a ficar mais quieto do que o normal, algo pode estar errado. Outra alteração no comportamento comum em pets que estão passando por problemas é a busca por isolamento ou mesmo agressividade.
Ambos os casos não podem ser ignorados de maneira nenhuma. Comportamentos como esses podem indicar que seu cão está sofrendo de alguma condição médica que causa dor ou mal-estar.
- Problemas de mobilidade
Dificuldade para levantar, mancar ou evitar certos movimentos são fortes indícios de problemas articulares ou musculares. Essas questões podem ser especialmente comuns em cães mais velhos, mas não estão restritas à idade.
Observe se o seu cão está evitando subir escadas, pular no sofá ou parece ter menos energia para brincar e correr. O bem-estar e saúde canina também passam por esses pontos.
- Alterações na pele e pelagem
A saúde da pele e da pelagem de um cão é um reflexo direto de sua condição geral de saúde. Coceiras excessivas, feridas que não cicatrizam, queda de pelos ou mudanças na textura da pele são sinais de alerta de problemas de saúde nos cães.
Esses sintomas podem indicar alergias, infecções ou até problemas hormonais que necessitam de atenção veterinária.
Cuidados com a pele e pelo dos cães: rotina de higiene e produtos recomendados para os pets
- Dificuldade respiratória
A respiração é um sinal clássico de saúde. Assim como nos humanos, a dificuldade respiratória também não pode ser negligenciada. Um dos mais comuns é a respiração ofegante, ainda que não tenha feito nenhum esforço físico.
Esses sintomas podem estar associados a condições graves, como problemas cardíacos ou respiratórios. Procure um veterinário imediatamente e relate o acontecido.
- Vômito e diarreia
Vômito e diarreia são sintomas relativamente comuns. Não é difícil encontrar cães que apresentem os sinais de maneira ocasional — e até aí não há motivo de preocupação exagerada. No entanto, episódios frequentes ou que persistem por mais de 24 horas são preocupantes.
As reações do corpo podem ser respostas do corpo a uma série de fatores, como alergia, engasgo, ingestão de algo estranho. Além disso, há os problemas digestivos, intoxicações, ou até de doenças mais sérias que exigem tratamento imediato.
Leia também
- Adestramento em casa: 5 dicas para botar em prática rapidamente
- Dores e condições médicas: 8 sinais de problemas em gatos
- Gatos e cachorros sentem frio? Saiba como lidar com os pets no inverno
- Alimentação natural para cães: é saudável ou vale a pena ficar com a ração?