A ordem é reaproveitar. Enjoou da sua bandeja? A sugestão é da artesã Genir dos Santos, de São Bernardo (SP). Você gasta apenas R$ 25 e pode ganhar o dobro ao vender!
Materiais
- Bandeja em MDF ou qualquer outra de madeira
- Guardanapo para decupagem no tamanho da bandeja escolhida
- Tinta PVA Branca
- Acqua betume
- Verniz acrílico à base de água
- Rolinho de espuma pequeno
- Potinho com água
- 1 pincel nº 12
- 1 pincel nº 8 (chanfrado)
- Saquinho de celofane
- Pedacinho de malha
- Lixa para madeira número nº 220
- 4 apliques de cantoneira (opcional)
- Cola branca (para colagem das cantoneiras)
Passo a passo
1) Primeiro de tudo, com o pincel nº 12, pinte os cantos da bandeja com a tinta branca (são os locais mais difíceis de a tinta pegar com o rolinho).
2) Para que a pintura fique uniforme, pinte todo o restante da madeira com o rolinho. Deixe secar por 15 minutos e repita o procedimento por mais uma vez, fazendo com que a bandeja fique bem branquinha.
3) Lixe toda a peça. Molhe o mesmo pincel na água e, em seguida, no acqua betume, para esfumaçar a bandeja. Para conseguir esse efeito, pinte toda a peça com movimentos circulares.
4) Use a malha pra tirar o excesso da água. Para isso, dê leves batidinhas sobre a madeira. Deixe secar por mais 15 minutos.
5) Corte o guardanapo para decupagem e retire as duas camadas de baixo (ele tem três partes e duas delas são um tipo de forro).
6) Lave o rolinho e, com ele, passe uma camada abundante do verniz sobre a bandeja. Aplique o guardanapo por cima do verniz.
7) Abra o saco de celofane por cima do guardanapo já aplicado e passe a malha sobre o plástico, em um único sentido. Isso deixará a aplicação uniforme e sem bolhas de ar.
8) Com o pincel chanfrado e o aqua betume, esfumace de novo os cantos da bandeja para obter o efeito envelhecido.
9) Cole as cantoneiras na bandeja com a cola branca e aguarde a secagem por 30 minutos. Em seguida, impermeabilize a peça com uma camada abundante de verniz acrílico, aplicado com o rolo.