Chega o verão e com ele… os pernilongos! Esse inseto de apenas 5 milímetros e que não pesa quase nada é capaz de perturbar o sono de qualquer um com seu zunido. Isso, fora as picadas!
Para se livrar desse perrengue, a saída costuma ser o inseticida convencional. Mas isso pode ser perigoso… O remédio é tóxico, podendo fazer mal à sua saúde e ao meio ambiente. Sem falar que a solução pode ser temporária: “O uso de repelentes químicos deve ser feito apenas em emergências. As pragas desenvolvem resistência rapidamente. Quanto mais usar, mais tolerante elas ficam à fórmula. Além disso, esses produtos têm como princípio ativo o piretroide, uma substância que costuma provocar alergias. Por isso, seu uso deve ser consciente”, afirma o engenheiro agrônomo Luis Fernando Macul.
Para resolver o problema de forma eficaz e segura, a recomendação é recorrer a repelentes naturais à base de cravo, citronela, vinagre… Eles funcionam superbem!
Dicas para afastar o intruso
■ O primeiro de tudo é eliminar água parada e evitar o excesso de plantas (ambientes propícios para reprodução dos insetos).
■ Acenda incensos ou velas de citronela. Se o tormento for na hora de dormir, pingue três gotas de óleo essencial da erva na beirada do colchão. O cheiro vai espantá-los!
■ Coloque algodão embebido em vinagre em todos os cantos da casa. Uma alternativa é esmagar alho e também espalhá-lo pelos cômodos.
■ Despeje um punhado de bicarbonato de sódio dissolvido em um copo de vinagre branco nos ralos. Isso extermina ovos e larvas.
■ Distribua vasos de hortelã no beiral das janelas ou próximos às portas. O aroma é insuportável para o inseto!
■ Feche as janelas antes de escurecer.
■ Mantenha tudo sempre seco. A umidade ajuda na proliferação.
■ Ligue o ventilador. O vento desestabiliza o voo do mosquito, impedindo que ele se aproxime.
Quando eles fazem morada nas plantas…
Prepare um inseticida, misturando seis gotas de detergente de limão com 250 ml de água. Borrife a mistura nas folhas, galhos e terra. Deixe agir por duas horas. Em seguida, regue bem com água. Os insetos não resistem.
Repelentes que você pode “fabricar”
Repelente de cravo
Ingredientes
■ ½ litro de álcool
■ 2 colheres (sopa) de cravo
■ 100 ml de óleo de amêndoas
Modo de preparo: num recipiente de vidro, misture o álcool e os cravos. Deixe agir por uma semana, agitando a garrafa duas vezes por dia. Depois, acrescente o óleo. Coe e coloque em um borrifador. Aplique sobre a pele, agitando o frasco antes de usar.
Repelente de citronela
Ingredientes
■ 200 g de folhas de citronela
secas e trituradas
■ 1 litro de álcool a 70%
Modo de preparo: coloque as folhas e metade do álcool em um vasilhame escuro. Tampe e deixe em local seco e sem iluminação por oito dias, agitando diariamente. Depois, coe, ponha o álcool restante e guarde em um frasco escuro. É só borrifar a mistura por toda a casa.
Spray aromático
Ingredientes
■ 90 ml de água
■ 10 ml de álcool de cereais
■ 30 gotas de óleo essencial
de cravo ou de citronela
Modo de preparo: coloque os ingredientes num borrifador, agite e aromatize os ambientes.
Para aliviar a coceira depois da picada
■ Esfregue um pedaço de sabão de coco seco sobre a pele irritada.
■ Pressione uma toalha embebida em água bem quente contra a picada até você sentir um leve formigamento. Repita por duas vezes.
■ Molhe o local e esfregue um pouco de sal. Vai aliviar na hora!