Espinha é coisa de adolescente? Nem sempre! E se você já passou de tudo no rosto e não resolveu, o problema pode estar mais embaixo.
Segundo a medicina chinesa, a pele está diretamente ligada aos outros órgãos do nosso corpo. Por isso, ela reage quando há alguma alteração.Apesar de não existir comprovação científica para a maior parte das relações, a medicina tradicional reconhece, por exemplo, que a acne no queixo pode ser sinal de problemas hormonais.
Veja a seguir o que as espinhas podem revelar sobre a sua saúde:
Bochecha
Para a medicina chinesa, a bochecha direita representa o pulmão, e a esquerda, o fígado. Fique atenta ao consumo de álcool e gordura. Os problemas também podem ser causados pelo uso de suplementos vitamínicos, como o whey protein.
Nariz
Sua digestão anda meio lenta? Pois saiba que o nariz fica cheio de espinhas quando você sai do ritmo. Para se livrar do problema, aposte em iogurtes e alimentos com muitas fibras – sem esquecer de beber água, é claro!
Queixo e mandíbulas
Alerta vermelho! Aqui, as medicinas tradicional e chinesa concordam: o problema é hormonal. Por isso, consulte
um ginecologista assim que puder.
Peitoral
A dermatologista alerta: cuidado com o uso de produtos muito oleosos, como hidratantes e protetores solares. Eles costumam causar acne nessa região. O fígado também pode estar comprometido.
Testa
Indica que seu couro cabeludo deve estar bem oleoso. Vá ao dermatologista! Para a medicina chinesa, pode ainda ser problema no pulmão e no coração. Na dúvida, faça um check-up.
A alimentação interfere mesmo no aparecimento das espinhas?
A única ligação comprovada cientificamente entre acne e alimentação é o aparecimento das lesões por causa do consumo em excesso de alimentos derivados do leite e ricos em açúcar. Por isso, cuidado com o chocolate!
Fontes: Maria Assunta, médica acupunturista e membro do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAESP) e Tatiana Jerez, dermatologista da Clínica Jerez (SP)