Meu gerente vive ligando para me oferecer um título de capitalização. Não entendo muito bem do que se trata. É mesmo uma boa para ganhar dinheiro?”
M. K., por e-mail
O título de capitalização é um produto bem comum oferecido pelos bancos. Mas, atenção, não vale a pena como forma de investimento! Funciona assim: quando você paga em dia, tem direito a concorrer a prêmios em dinheiro. Isso parece ser um bom investimento, certo? Mas é justamente a desvantagem do produto, já que uma parcela significativa do que você paga vai para a reserva que o banco cria para pagar os ganhadores. Então, caso você precise retirar o dinheiro antes do final do plano (o chamado período de carência), pode acabar recebendo um valor menor do que foi investido.
Muitos gerentes oferecem o título de capitalização para seus clientes dizendo ser uma ótima alternativa para aqueles que não têm disciplina para poupar todos os meses. Não é bem assim! Se você se enquadra nesse perfil, há opções bem mais vantajosas.
Caso você e sua família tenham dificuldades para guardar uma graninha todo mês, podem optar, por exemplo, pelo débito automático em conta direcionado a um fundo de renda fixa. Aplicação automática no Tesouro Direto também é uma boa. Resumindo, se encarado como um investimento, o título de capitalização perde para todos os outros.
Ele deve ser visto como um jogo, da mesma forma que é a loteria federal. A diferença é que no caso do título de capitalização você precisa desembolsar por alguns meses um valor bem maior do que os R$ 2,50 do jogo tradicional, mas, no final do período, pode ter parte do seu dinheiro de volta.
Marcela Kawauti é formada em economia pela USP e tem mestrado da FGV. Com mais de dez anos de experiência, é economista-chefe do SPC Brasil e colaboradora do portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz.