“Ando lendo que o café da manhã é a principal refeição do dia. Por quê? Nunca tive o costume de comer muito logo cedo. Só tomo uma café preto. Faz mal? Solange, por favor, me dê um exemplo de café da manhã.”
S. X., por e-mail
Sei que na briga com a balança é preciso reduzir o consumo de calorias para poder perder peso. Mas fazer jejum pela manhã
para tentar emagrecer mais rápido é um erro muito sério. O cérebro recebe isso como agressão e o nosso corpo entende que estamos em perigo. Então, ele começa a poupar energia, ou seja, gordura para nos proteger da escassez de alimento. Essa abstinência calórica até faz com que a pessoa perca medidas, mas não porque emagreceu, e sim porque perdeu massa magra (músculo), água e glicogênio. Portanto, é prejudicial à saúde, já que o organismo é dependente de quantidades constantes de glicose para sobreviver. O jejum prolongado obriga o nosso corpo a trabalhar em marcha lenta para economizar energia. No final das contas, essa queda no metabolismo pode até engordar, mesmo comendo menos. É que o organismo entende que há a necessidade de formar uma reserva energética, já que vai demorar para entrar comida.
O meu café da manhã
1 copo de suco verde (couve, abacaxi, gengibre, limão e água)
1 omelete feito com 4 claras e 1 gema
2 fatias de pão de batata-doce sem glúten
1 xícara (café) de café preto
Procuro variar sempre meu café da manhã, mas basicamente ele é composto de energia (carboidrato), proteína e nutrientes. O segredo é fazer dessa refeição a mais importante do dia.
Trocas espertas
No lugar do leite integral, vá de desnatado. Ele tem menos gordura e é melhor para a saúde.
Um pedaço de bolo caseiro está permitido. Nada de produtos industrializados, cheios de sódio e conservantes!
Requeijão light ou geleia 100% fruta no lugar da manteiga é tudo de bom!
Para finalizar, coma sempre uma fruta. Se for muito difícil pra você, faça um suco natural e tome na hora.
Envie suas perguntas para Solange Frazão pelo e-mail an******@ma********.br