C aracterístico do cerrado brasileiro, pequi é um fruto bastante utilizado na culinária goiana e no norte de Minas Gerais, principalmente como óleo de cozinha e na preparação de pratos e bebidas. Amarelo e com cheiro, possui sabor forte e propriedades que favorecem nossa saúde. “Dele pode ser extraído um óleo que tem efeito anti-inflamatório e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares”, explica a dermatologista Natália Cymrot. De acordo com o dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia Claudio Wulkan, o pequi também é um belo antioxidante, prevenindo o aparecimento de doenças e o envelhecimento precoce. Que fruta mágica, hein? Pois além desses benefícios, os profissionais garantem que ela ainda faz um bem danado para o cabelo. Saiba por quê!
As vantagens do fruto do cerrado
1 “Rico em vitaminas A e E e antioxidantes, ele deixa os fios hidratados e sem frizz”, diz Natália.
2 Claudio explica que, por possuir ácidos graxos, como o ácido palmítico, o óleo de pequi agiliza e potencializa o resultado do condicionador. “Os fios ficam ainda mais maleáveis depois de usá-lo.”
3 Natália também garante que seu uso regenera a fibra capilar. “O cabelo fica mais brilhante e gostoso de tocar.” Maravilha, ainda mais tratando-se de um produto natural, sem químicas para o cabelo.
4 De acordo com a dermatologista, o óleo do fruto forma uma película que protege o fio das agressões externas como sol, frio e vento.
5 “O óleo de pequi é uma alternativa interessante para as mulheres que têm cabelo cacheado ou crespo e querem diminuir o volume, pois domam os fios.”
6 O óleo é perfeito para quem possui cabelo seco. Seus fios são mais oleosos? Melhor fazer um teste antes de colocar o produto na rotina porque, dependendo do caso, pode ativar ainda mais a oleosidade.
3 maneiras de usar pequi
Você pode comprar cosméticos prontos que possuem o óleo na solução ou, então, o produto 100% puro – em lojas naturais
e em farmácias de manipulação – e fazer o tratamento em casa. Confira algumas receitas e adote a técnica você também:
TRATAMENTO NOTURNO
De acordo com a dermatologista, você pode aplicar o óleo de pequi no cabelo seco ou úmido, uma hora antes de lavá-lo – ou, se preferir, na hora de ir dormir. Aí é só deixar para lavar na manhã seguinte. Os fios ficarão supermacios.
CONDICIONADOR TURBINADO
✔ Misture dez gotas do óleo com uma colher (sopa) do seu condicionador.
✔ Depois de passar o xampu, aplique a solução no cabelo molhado.
✔ Massageie mecha por mecha por cerca de cinco minutos.
✔ Feito isso, enxágue e passe o condicionador sem o óleo normalmente.
MÁSCARA CASEIRA
✔ Misture uma colher (sopa) do óleo com duas colheres (sopa) do seu creme de hidratação.
✔ Aplique a solução mecha por mecha, no cabelo seco ou úmido, massageando bem.
✔ Deixe descansar por 30 minutos para fazer o efeito.
✔ Por fim, enxágue e passe condicionador normalmente.
Quando devo usá-lo?
Os profissionais acreditam que passar de duas a três vezes por semana, em dias alternados, dá o resultado esperado, especialmente se seus fios estiverem secos ou danificados. “Caso o cabelo seja oleoso, o ideal é aplicar o produto quinzenal ou até mesmo mensalmente”, recomenda Natália.