O frio está aí e, com ele, a oportunidade que tanta gente esperava de tirar as peças de roupa mais elegantes do armário. Para fazer bonito da cabeça aos pés, a bota é presença quase que obrigatória no look. E tem modelos para todos os gostos e estilos: compridões, logo abaixo dos joelhos, curtinhos (os tais ankle boots)…
Acima do joelho
São as botas do momento. Parecem as de cano longo às quais já estamos acostumadas, mas têm comprimento um pouco maior: vão até acima do joelho. “É possível usá-las por cima de calças ou com saias e vestidos. O modelo é supersexy, por isso precisa ser
usado na ocasião certa”, explica Carol Carneiro, consultora de moda da Maistrê Consultoria de Imagem. A dica de combinar a cor das peças para parecer mais magra também é válida. E, se você tem a batata da perna grossa, procure por detalhes na confecção que ajudam na hora de calçar o sapato: elástico na parte de trás, amarração ajustável, fivela ou uma abertura estratégica na altura do joelho.
Ankle boot
Aquelas botas que vêm até a altura do tornozelo continuam com tudo nas estações mais frias. Carol Carneiro ensina a não errar: “Os modelos com salto alto e bico fino alongam a silhueta, dando a impressão de que o corpo é mais magro. Só é preciso prestar atenção na hora de escolher o salto, pois ele precisa ser compatível com a grossura das pernas”. Ou seja: tem pernão? Dê preferência para os saltos grossos. Isso ajuda a criar um visual harmonioso. Outra dica tem a ver com a cor do sapato. Se quiser
parecer mais magra ou mais alta, use a bota na mesma cor da calça ou meia-calça. Ou, se for usar com as pernas de fora, dê preferência para os sapatos mais próximos ao seu tom de pele, para não criar um contraste muito grande.