Pra entrar em forma é preciso ajustar a dieta. Mas cortar calorias não basta. Quando se trata de dar adeus à celulite, devemos apostar nos alimentos certos. “Os furinhos são resultado da inflamação das células por causa do acúmulo de toxinas no organismo”, diz a nutricionista Patrícia Cruz, de São Paulo. Portanto, o caminho é consumir alimentos capazes de desintoxicar e desinflamar. Confira alguns deles:
Abacaxi: fonte de bromelina, enzima que age como anti-inflamatório, melhora a aparência da pele.
Alimentos integrais: ricos em fibras, melhoram o funcionamento do intestino. Isso inibe a absorção de toxinas e elimina as impurezas que podem agravar o quadro.
Aveia: é rica em silício, nutriente capaz de reorganizar as fibras de sustentação da pele, produzindo mais colágeno. Por conta disso, previne e ajuda a tratar os furinhos.
Azeite de oliva: ação anti-inflamatória. Por isso, o consumo regular combate os edemas acarretados pela celulite.
Banana: ótima fonte de potássio, a fruta ajuda no processo de drenagem linfática.
Castanha-do-pará: tem selênio, um importante antioxidante que age contra o envelhecimento das células.
Chá verde: atua como um poderoso diurético, além de melhorar a circulação do sangue.
Folhas verde-escuras: fontes de antioxidantes, favorecem a circulação, evitando o envelhecimento precoce e combatendo o aspecto de casca de laranja da pele.
Frutas cítricas: são repletas de vitamina C – potente antioxidante com ação anti-inflamatória.
Lima-da-pérsia: estimula o sistema linfático – responsável pela drenagem dos líquidos em excesso no organismo –, evitando ou diminuindo os furinhos na pele.
Maçã: é fonte de pectina, um tipo de fibra que neutraliza as toxinas do organismo e dificulta a absorção de gordura.
Shitake: possui lentinan, substância que diminui o processo inflamatório da celulite, melhorando o aspecto da pele.
O que está por trás da questão
A celulite surge quando as células ficam fracas e não seguram a água dentro delas. Essa água desperdiçada provoca desordem nos
tecidos que sustentam a pele, dando lugar às temidas ondulações, especialmente nas coxas e no bumbum. No entanto, alguns hábitos também contribuem pra que os furinhos apareçam: “O consumo em excesso de gorduras trans e saturada, carboidratos simples,
doces, refrigerantes e sal são os principais agentes causadores da celulite. É que eles aumentam o processo inflamatório da pele”,
diz a nutricionista Alice Carvalhais, do Instituto Mineiro de Endocrinologia. Além de comer bem, exercício físico é fundamental.
Outras causas
Cigarro: o fumo causa vasoconstrição, que está associado a uma menor vascularização e oxigenação dos tecidos.
Genética: se sua mãe ou sua avó têm celulite, suas chances são grandes. Em todo caso, previna-se.
Roupas apertadas: por si só, elas não causam celulite, mas contribuem muito para a piora do quadro depois de instalado, já que
comprimem os vasos sanguíneos e linfáticos, principalmente em regiões como coxas e bumbum.