Consumido há muitos anos na África e na Ásia, o sorgo tem chamado a atenção dos nossos nutricionistas. Apesar de até então ser pouco conhecido no Brasil, o alimento é o quinto cereal mais consumido no mundo, ficando atrás apenas do trigo, do arroz, do milho e da cevada. Para apresentar melhor essa novidade, conversamos com as nutricionistas Andréa Marim e Verena Pospischek, da Estima Nutrição (SP), que revelaram todas as propriedades do cereal – entre elas a de ajudar a perder peso! Além disso, as especialistas ensinam as melhores formas de consumi-lo e sugerem um cardápio para você eliminar 3 kg em menos de uma semana
Ele me faz tão bem…
1 PODEROSO ANTIOXIDANTE
Segundo Verena, o sorgo possui uma grande concentração de antocianina, responsável por combater a ação de radicais livres no nosso organismo. Ela reduz as chances de doenças como diabetes, hipertensão e até câncer. Podemos encontrá-la também em alimentos como uva, ameixa, berinjela e repolho roxo.
2 RICO EM FIBRAS
Além de dar mais saciedade e auxiliar na perda de peso, o cereal regula o intestino, combatendo a prisão de ventre e o inchaço. De quebra, reduz a absorção de açúcares e gorduras, controlando o diabetes e diminuindo os níveis de colesterol.
3 LIVRE DE GLÚTEN
Diferentemente do trigo e da aveia, o sorgo é uma ótima opção para os celíacos, pois não possui glúten, uma proteína que provoca intolerância ou reações alérgicas graves em algumas pessoas.
4 FONTE DE MINERAIS
De acordo com as especialistas, o alimento queridinho do momento é rico em:
Magnésio: funciona como combustível para o organismo, dando energia e força para conseguirmos realizar as atividades do dia a dia com todo o pique.
Fósforo: deixa os nossos ossos mais fortes. Isso evita problemas como fraqueza e dormência. Também equilibra os hormônios e ajuda a manter o cérebro funcionando direitinho.
Ferro: ajuda no transporte de oxigênio para as células do nosso corpo, evitando problemas como fraqueza, espasmos musculares a até demência.
Cobre: auxilia na formação do sangue e dos ossos. O consumo regular evita anemia, osteoporose e também distúrbios da tireoide.
Potássio: uma dieta pobre nesse nutriente pode acarretar intensas e frequentes dores de cabeça, fraqueza muscular, batimento cardíaco irregular e até anemia.
Como consumir
Por ser um alimento relativamente novo no país, é encontrado com facilidade apenas em lojas de alimentos naturais e orgânicos.
“Ele é vendido em forma de farinha e em grãos, e pode ser utilizado na preparação de bolos, biscoitos, mingaus, barras de cereal, pães, cuscuz, pizzas, hambúrgueres, massas, risotos, tabule e até na produção de bebidas alcoólicas”, diz Andréa. Segundo Verena, o ideal é deixar o sorgo em grãos de molho por, no mínimo, oito horas antes de consumi-lo. “Assim, o processo de digestão é mais rápido e nosso organismo consegue se beneficiar de todos os nutrientes”, esclarece a especialista.
Cardápio
Com as sugestões da nutricionista Andréa Marim, você consegue perder até 3 kg em 4 dias! A receita dos pratos destacados no
cardápio você encontra aqui: bit.ly/2bwFL86 É só acessar!
DIA 1
Café da manhã: 1 xícara de chá-verde + 1 crepioca feita com 1 colher (sopa) de tapioca e 1 colher (sopa) de cottage + 1 fatia de mamão
Lanche da manhã: 1 pêssego
Almoço: 1 xícara (chá) de tabule de sorgo + 1 xícara de brócolis no vapor + 1 filé de pescada assado com molho de gengibre
Lanche da tarde: 1 xícara (chá) de pipoca de sorgo
Jantar: couve refogada à vontade + 1 filé de frango grelhado
Ceia: 2 ameixas
DIA 2
Café da manhã: 200 ml de suco termogênico + 1 omelete feito com 2 claras e ervas finas + 1 colher (sopa) de homus (pasta de grão-de-bico)
Lanche da manhã: 1 punhado de maçã desidratada
Almoço: 1 pedaço de quibe de sorgo + salada verde à vontade com manga e raspas de gengibre
Lanche da tarde: 1 xícara de chá de gengibre com maçã e abacaxi
Jantar: 1 crepioca de sorgo
Ceia: 1 xícara de chá de camomila
DIA 3
Café da manha: 1 xícara de chá de hibisco + 1 fatia de bolo de sorgo funcional
Lanche da manhã: 2 damascos
Almoço: 1 prato raso de legumes assados + 1 filé de peixe grelhado
Lanche da tarde: 3 castanhas-do-pará
Jantar: 1 fatia de pizza de sorgo
Ceia: 1 xícara de chá branco com gengibre
DIA 4
Café da manhã: 200 ml de suco antioxidante
Lanche da manhã: 2 castanhas-do-pará
Almoço: 3 colheres (sopa) de risoto de sorgo com legumes
Lanche da tarde: 5 ameixas secas
Jantar: 1 hambúrguer de sorgo com pão de sorgo
Ceia: 1 xícara de chá-verde