Um pó branco formado por grãos fininhos chegou para detonar a aparência “cabelo sujo” provocado pelo excesso de oleosidade
nos fios. O nome dele? Dolomita! Sim, estranho, mas a substância é poderosa. Extraída de rochas, já era usada na produção de máscaras estéticas para o rosto e o corpo antes de virar uma opção milagrosa para salvar o nosso couro cabeludo. “Rica em magnésio e carbonato de cálcio, traz benefícios para os fios”, diz Estrela Machado, tricologista de São Paulo. Veja como conquistá-los.
Poderosa
A composição da dolomita proporciona aos fios:
1) Equilíbrio do pH do couro. “Processos inflamatórios, como a dermatite seborreica, alteram a acidez da região e o pó auxilia no tratamento”, diz a especialista.
2) O pó realiza o controle da oleosidade dos fios. Como isso acontece? O magnésio atua sobre os lipídios causadores desse efeito desagradável, diminuindo o aspecto de “sujo”.
ONDE ENCONTRAR?
O pote é vendido em casas de produtos naturais ou pela internet e custa a partir de R$ 12.
MODO DE USAR
Ferva 250 ml de água e deixe amornar. Misture 1 colher (sopa) do pó e mexa até virar pasta. Passe sobre os fios úmidos, massageando o couro cabeludo. Deixe agir por 15 minutos e lave com seu xampu e condicionador.
FREQUÊNCIA
Se utilizada inadequadamente, justamente por ser tão fina, a dolomita pode contribuir para a obstrução dos poros do cabelo,
deixando os fios quebradiços. Por isso, respeite a quantidade especificada e repita o processo, no máximo, uma vez por semana. Isso já é o suficiente para atingir os resultados desejados!
A misturinha elimina a oleosidade do rosto e é indicada para quem tem acne. Passe sobre a pele limpa, deixe agir por 20 minutos e enxágue.