10 dicas de ouro
1 Lave o cabelo com a água mais gelada que conseguir. “O líquido quente abre os poros, estimulando a produção de sebo do couro
cabeludo”, diz o terapeuta capilar da Esmell Alex Gomes.
2 Além de remover a sujeira do couro e dos fios, o xampu prepara o cabelo para receber tratamento. A forma correta de usar o produto: massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos e em forma circular, para ativar a circulação sanguínea e ajudar no crescimento. A quantidade ideal de xampu é o equivalente a uma moeda de R$ 1.
3“Não precisa aplicar o xampu duas vezes, mas se quiser repetir a lavagem, sem problema”, garante Julia Doorman, blogueira e dona do canal Cabelos de Rainha, no YouTube.
4“O condicionador fecha as cutículas, amacia e hidrata os fios. Por isso, deve ser aplicado no comprimento e pontas, mas nunca na raiz. Caso contrário, pode causar caspa e queda”, explica Gomes. A quantidade ideal de creme? Também o equivalente a uma moeda de R$ 1.
5 Enxágue bem até tirar os produtos do cabelo. Os resíduos entopem o bulbo capilar e enfraquecem a raiz, podendo provocar queda e deixar o fio pesado, quebradiço e ressecado.
6 A melhor maneira para secar o cabelo é de forma natural. Não gosta do resultado? Use protetor térmico no comprimento, pois
protege da alta temperatura, deixa os fios alinhados e com menos frizz. E use o secador a cerca de 15 cm de distância do cabelo.
7 Para não quebrar o fio, pentei-o úmido, com pente de dente largo e de baixo para cima.
8 “Não existe toalha específica para secar o cabelo. Mas a toalha de algodão evita a quebra e o frizz”, diz Julia.
9 Para tirar o excesso de água, amasse levemente com uma toalha, de baixo para cima.
10 Evite enrolar a toalha na cabeça por muito tempo.“Ela retira a umidade do cabelo, deixando-o ressecado”, diz Julia.
Xampu antirresíduo
“Esse produto serve para limpar a raiz, retirando os resquícios de poluição, sujeira e produtos acumulados. Porém, ele tende a
ressecar o cabelo. Por isso, pessoas com os fios normais, secos ou com química não devem utilizá-lo”, diz Gomes. Como o produto resseca o cabelo, o ideal é utilizá-lo uma vez ao mês ou a cada 40 dias. E fazer uma hidratação logo após seu uso.
Lavagens
De acordo com Gomes, a quantidade de lavagens por semana vai depender do estado do couro cabeludo. Se está oleoso ou não, e não da estrutura do fio. Mas, geralmente, as mulheres de fios lisos devem higienizá-los em dias alternados. “Como os cabelos
cacheados e crespos são mais secos, dá para lavá-los duas vezes por semana”, finaliza Julia.