O passo a passo da organização
1ª etapa: hora de começar
Para organizar a casa de uma vez só é preciso de muito tempo disponível, coisa difícil ultimamente, né? Por isso, antes de começar, pense em um plano de organização e vá por partes. Só tenha em mente que, para dar certo, você vai precisar ter foco e paciência.
2ª etapa: desapego
Para deixar tudo em ordem, separar o que não usa mais (roupas, objetos e a papelada) é essencial. Ponha tudo em caixas e coloque uma etiqueta com a data em que guardou. Se em até um ano você não usar o que estava guardado, é hora de passar pra frente!
3ª etapa: definindo novos lugares
Depois de desapegar de tudo aquilo que está encostado e ocupando espaço, determine um lugar específico para cada coisa. Isso facilitará muito quando você for procurar por um item.
4ª etapa: comece pelo pior
Sabe aquela gaveta que dá até medo de abrir de tanta bagunça? É ela que será a sua primeira vítima. Para ver que a arrumação valeu a pena, tire uma foto do antes e outra do depois da organização. Você vai ficar tão feliz com a transformação que terá ânimo para organizar os demais ambientes.
A casa toda arrumadinha
QUARTO
É lá que descansamos e recarregamos as energias para o dia seguinte. Então, manter nosso quarto organizado faz toda diferença.
Cama: além de arrumá-la diariamente, que tal ir além? Invista em jogos de lençóis, colchas e travesseiros novos. Para não errar,
use cores neutras. O ambiente ficará mais alegre se você usar almofadas coloridas e estampadas.
Mesa de cabeceira: é muito útil para apoiar objetos decorativos, abajur ou um livro que você está lendo. Só não coloque milhares
de coisas sobre ela, ok?
Armário: para mantê-lo organizado, pendure as roupas por categorias (casacos, jaquetas, calças, camisas…). Isso deixa o local limpo e em ordem.
COZINHA
Hoje já não vamos para a cozinha apenas na hora de comer. É lá que os convidados adoram ficar. Por isso, não deixe nada fora do lugar!
Bancada: não pode ser um local para guardar os itens que não couberam dentro dos armários, pois muita coisa exposta acaba
dificultando a limpeza. Deixe ali apenas poucos objetos decorativos ou eletrodomésticos de uso diário.
Armários suspensos: guarde os objetos que você usa com frequência. Para ganhar espaço, abuse de caixas organizadoras.
Armários de chão ou gavetões: guarde travessas uma sobre a outra, ordenando da maior para a menor.
Prateleiras: quando não há muito espaço, elas quebram o maior galho!
SALA
Depois de um dia corrido de trabalho, nada melhor do que relaxar no sofá. Se policiar para deixar tudo no seu devido lugar é tudo de bom!
Parede: pinte uma delas de uma cor diferente, lembrando da regrinha: cores claras ampliam o ambiente e não pesam na decoração. Outra opção legal é usar papel de parede. Quando você cansar, é só tirar e trocar por outro diferente!
Flores: elas deixam qualquer ambiente cheio de vida. Use garrafas e potes de vidro no lugar dos vasos. Se quiser dar um toque especial, pinte o objeto com tinta spray.
Estantes: organize os itens por grupos, como livros, revistas, porta-retratos e plantas. Porém, para quebrar a monotonia, mescle a
composição. Ex: ponha alguns livros na horizontal e outros na vertical.
BANHEIRO
Apesar de ser um dos cômodos mais frequentados e, portanto, mais fáceis de bagunçar, por ser pequeno, a tarefa de arrumá-lo é bem fácil!
Produtos: descarte tudo o que está velho, aberto há mais de seis meses ou que você não usa mais.
Toalhas e roupas: para não deixar nada jogado, coloque ganchos atrás da porta ou nas paredes.
Papel higiênico e absorvente: essa dica é bem prática: guarde-os bem próximos ao vaso sanitário para você nunca ficar na mão.
Boxe: deixe no local apenas os itens que você usa todos os dias. Os demais podem ficar dentro de uma cesta ou de uma gaveta no armário.
Bancada: caixas e pequenos baús são ótimas opções para acomodar vasos de plantas. Desse jeito seu banheiro fica um charme só!
Quer mais dicas? Clique
aqui